A crise econômica que está arrasando a Europa e os Estados Unidos está passando longe da China que registrou nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro de 2012, um índice PMI para o setor de compras de 51,5 pontos. Este valor indica um crescimento da economia…

O setor industrial brasileiro viveu um ano com muitas dificuldades tendo quedas constantes de lucros e produção. Mas o final do ano de 2012 está sendo alegre para os empresários do setor, pois de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI em…

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) apresentou os dados de um estudo interessante sobre os países do mundo. A análise do órgão do setor industrial avaliou o Índice de Competitividade da Fiesp em aproximadamente 43 países em oito setores considerados determinantes…

Mais uma notícia relevante chegou ao mundo neste dia 01 de dezembro de 2012 sobre a economia da China e a novidade do momento é que o Índice Geral de Compras deste país chegou a 50,6 no mês de novembro. Este dado se refere ao…

A China divulgou, nesta sexta-feira dia 30 de novembro de 2012, uma redução no valor de venda do seu minério de ferro; sendo que esta foi a primeira queda deste produto no país asiático desde agosto de 2012. Esta diminuição foi acompanhada por menores cotações…

Mais uma parceria importante foi firmada no Brasil, pois as empresas Solazyme e Bunge fecharam neste mês de novembro um acordo para aumentar as instalações de uma unidade de óleos renováveis que está em fase de desenvolvimento no Brasil. Os óleos renováveis são elaborados a…

De acordo com um estudo realizado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico, os investimentos na indústria brasileira irão alcançar um patamar de R$ 597 bilhões até 2015. Esse volume representa um aumento de 29,75% quando comparado às projeções realizadas pela instituição…

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) demonstram que, pelo sexto mês consecutivo, a produção industrial caiu no Brasil. O índice chegou a 46,5 pontos. Além disso, o uso da capacidade instalada também teve baixa e ficou abaixo do costumeiro, ficando em 42,9 pontos. A…

Em reunião com representantes do setor têxtil (ABIT), de móveis (Abimovel), de componentes para veículos (Sindipeças) e aeroespaciais (AIAB), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que novas medidas deverão ser tomadas no sentido de melhorar a competitividade da indústria. Dentre as ações está a…

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou o seu balanço sobre os indicadores industriais brasileiros. De acordo com o documento, o faturamento real das indústrias do país em janeiro desse ano apresentou uma queda de 1,4% quando comparada ao mês anterior. Apesar desses resultados, o…

Dados divulgados pelo Banco Central na segunda-feira (20/12) nutriram as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) elevado para 2010, porém mais ameno para o ano que vem. Mesmo com essa disposição, alguns setores mostram-se confiantes quanto ao comportamento econômico do país. Um desses…

A indústria brasileira tem reportado quase diariamente insatisfação com o aumento das importações ante as exportações. Constatações assinalam que várias foram as empresas que começaram a adquirir produtos estrangeiros, significando, portanto, perda de competitividade nacional. Dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) por meio…

O crescimento das importações ante exportações preocupa diversos segmentos que exercem atividades de venda pelo Brasil, seja ao mercado externo como ao interno. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) avalia que essa tendência tem acarretado prejuízos à própria indústria nacional. A…

Sondagem recente divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) abaliza que a produção industrial do país cresceu em outubro, porém abaixo do esperado. Em setembro, a contagem registrou 53 pontos, já no mês seguinte avançou para 53,6 pontos. Toda vez que esse indicador ultrapassa 50…

Crescimento, crescimento, crescimento. A repetição desse termo condiz bem ao atual cenário positivo sentido no Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB), que em 2009 encolheu a -0,2%, será de 7,5% segundo o Banco Central, pensamento similar ao emitido por instituições financeiras. O número de empregos…

Informações divulgadas nesta quinta-feira, 4 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinalaram que pelo segundo mês consecutivo o uso da capacidade instalada na indústria brasileira arrefeceu. Em setembro, de acordo com o portal de Economia Terra, o índice abarcou 81,9%, ante 82,2% constatado…

O setor industrial brasileiro apresenta, atualmente, alguns fantasmas que têm incidido direta e negativamente sobre a opinião de especialistas, entre os quais Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Apesar de alegar…

Entidades e especialistas têm expressado preocupação em torno do segmento industrial brasileiro. Alguns acreditam, tais como Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em algo chamado desindustrialização devido ao setor operar com…

Com o Dia das Crianças já ultrapassado e o Natal próximo, crianças em todo o país já comemoraram e devem comemorar ainda mais os possíveis presentes a receber, desde os mais baratos até os mais caros. Recentemente, dirigentes da Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos…

O cenário atual é de especulação sobre especulação. O mundo, dizem especialistas e economistas, vive numa guerra cambial, algo que tem levado Estados Unidos, Brasil e outras nações a recorrerem a medidas e discursos para conter maiores prejuízos e evitar que a economia global ingresse…

O mercado brasileiro apresentou-se bastante movimentado na última terça-feira devido aos ajustes emitidos pelo país sobre as taxas de ingresso de capitais, ou seja, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) – de 2% para 4%. Na medida em que a iniciativa pouco surtiu efeito – o…

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta terça-feira (5) que o faturamento da indústria brasileira caiu 0,3% no mês de agosto em relação com o mês de julho deste ano. Apesar do resultado negativo em agosto, o faturamento acumulado nos primeiros 8 meses do…




CONTINUE NAVEGANDO: