No relatório de setembro de 2011, o FMI (Fundo Monetário Internacional) estimava um aumento de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para o ano de 2012. Porém, essa estimativa de crescimento para a economia brasileira foi reduzida para 3%. Vários outros países emergentes tiveram…

A economia brasileira, embora passe por um momento estável, não recebeu uma boa notícia. O  Fundo Monetário Internacional (FMI) reavaliou a projeção para o crescimento econômico do país e o índice caiu de 3,6% em 2011 para 3% em 2012. A expectativa é que o…

Relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) indica haver, atualmente, crescimento da economia global, mas ressalta serem necessárias inúmeras medidas para combater problemas relacionados à questão empregatícia, bem como entraves em bancos situados nas nações desenvolvidas. Um mote específico às economias emergentes também está descrito…

As economias emergentes conseguem, aos poucos, maiores espaços em meio às nações desenvolvidas. A crise financeira global foi superada por vários desses países, como é o caso de Brasil, Rússia, Índia e China, tanto que as atividades econômicas nesses locais ilustram índices positivos trimestre pós-trimestre,…

A economia mundial atravessa exatamente neste momento um ambiente de incertezas. Além de a desaceleração do crescimento funcionar como espécie de nuvem negra sobre os países, o anúncio da injeção de US$ 600 bilhões em títulos do governo a partir do Federal Reserve, o banco…

Os países emergentes “servem”, atualmente, como base referencial para nações desenvolvidas, não por uma simples questão de conveniência, mas porque são eles (emergentes) que, aos poucos, conseguem superar a crise financeira mundial e ao mesmo tempo crescer em vários quesitos, como é o caso do…

Em um dia de levantamentos variados (6 de outubro), porém díspares, o Fundo Monetário Internacional (FMI) contabilizou inúmeros dados que, somados, ilustraram que as economias emergentes deverão ascender quase três vezes mais rapidamente, neste ano, em comparação aos países mais ricos. Confirmando prognósticos divulgados nos…

Os países desenvolvidos têm enfrentado dificuldades para lidar com o atual momento econômico mundial. As nações emergentes, na contramão, mostram maior eficiência em alguns conjuntos de análise, denotando, portanto, preocupação de superaquecimento e perda de competitividade no âmbito externo. Avaliação emitida na quarta-feira passada, 6…

A crise financeira mundial servirá às próximas gerações como uma lição a ser tomada, retomada, vista e revista, pois um ato praticamente isolado num determinado país gerou ao resto do mundo consequências desastrosas, levando empresas a falências, desestabilização econômica e delonga, em alguns locais, para…

Crise é a palavra da moda. Crise nos aeroportos, crise financeira mundial, crise no sistema de segurança de vários países, crise na comunidade europeia. No último caso, em específico, o mundo assiste uma série de especulações, ora contribuindo para arranque positivo nas bolsas de valores…

O governo brasileiro, que tem na imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do país, seu principal trunfo, vem conferindo à imprensa nacional e estrangeira informações sobre o crescimento do Brasil, principalmente no que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB) e o famigerado…

O Brasil continua como um dos grandes destaques no cenário internacional, embora a crise europeia estampe, 24 horas diárias, as manchetes dos principais jornais do mundo. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou em 18 de maio, terça-feira, que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB),…

A Europa tem enfrentado um ambiente turbulento devido aos problemas econômicos e financeiros procedentes da Grécia, pois esses têm causado, por exemplo, instabilidade no mercado, em bolsas de valores do mundo e incerteza entre especialistas e investidores de vários locais do planeta. A Espanha anunciou…

A América Latina é um dos continentes que a imprensa internacional mais tem focado previsões otimistas em relação a crescimento e perspectivas futuras na esfera econômica. Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) julga que o bloco latino-americano e o Caribe se recuperaram da crise…

O jornal de origem britânica Financial Times avalia que o Fundo Monetário Internacional (FMI) passou a desafiar sua costumeira ortodoxia ao sugerir mudanças em alguns pontos-chave que defendia, veementemente, antes da crise financeira global. De acordo com o Portal Radar Econômico do Estadão, entre as…

Novamente, a crise financeira mundial vem à tona. Desta vez, a menção a ela foi feita por Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo ele, as lideranças de cada país precisam priorizar a criação de empregos para reduzir o número de pessoas sem…

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é um dos maiores referenciais mundiais quando o assunto é economia. Recentemente, o órgão avaliou que o momento econômico brasileiro apresentará, ainda durante este ano, um crescimento de 4,7%, o que contribuirá para a América Latina ter desenvolvimento nos 12…

Fortalecido principalmente pela crise, o Fundo Monetário Internacional (FMI) começou a se reinventar, exatamente após 65 anos de sua criação. Os intentos iniciais cerceiam a conversão do fundo em uma espécie de banco central, além de ter de cumprir uma nova função, que é a…

Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou que a reunião anual na Turquia, acontecida há pouco, assinalou novas configurações ao órgão. Para ele, o fundo terá por função indispensável a correção dos desequilíbrios pelo planeta ao operar como acumulador de reservas das nações.…

Com base nas últimas notícias veiculadas pela imprensa mundial, parece que o Brasil foi um dos primeiros países a dar sinais de recuperação diante da crise financeira. O Fundo Monetário Internacional (FMI) alçou, diante disso, suas projeções de crescimento para a América Latina. Para o…

O Fundo Monetário Internacional (FMI) teve seus conselhos seguidos pelos Estados Unidos, Europa e China. A recomendação para que estes três citados modifiquem suas políticas econômicas surtiu efeito, pois segundo o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, o frágil sistema financeiro global precisa…



CONTINUE NAVEGANDO: