Os olhos de todo o mundo estão voltados neste momento para as demonstrações de crise na economia de diversos países desenvolvidos. Não há como negar que a instabilidade e a queda nas cotações das bolsas de valores da Europa e dos Estados Unidos, bem como…

A crise financeira mundial ainda deixa diversas sequelas pelo mundo. Algumas economias custam a retomar os trilhos de desenvolvimento costumeiros, como é o caso dos Estados Unidos da América e de algumas nações situadas no continente europeu. Por outro lado, Brasil, China e Índia, somente…

Os países emergentes “servem”, atualmente, como base referencial para nações desenvolvidas, não por uma simples questão de conveniência, mas porque são eles (emergentes) que, aos poucos, conseguem superar a crise financeira mundial e ao mesmo tempo crescer em vários quesitos, como é o caso do…

O colapso financeiro mundial continua nublando as expectativas de institutos e economistas em todo o globo. Mohamed El-Erian, diretor-executivo da Pimco – administradora de fundos de investimento – acredita que para superar em sua totalidade os efeitos da crise, três a cinco anos serão necessários. Para El-Erian,…

A crise financeira mundial ainda é pauta de inúmeros assuntos, principalmente aos países emergentes, que obtiveram bons resultados após o período – superiores, inclusive, aos assinalados nas nações desenvolvidas, onde ainda são encontrados alguns dos principais efeitos do colapso, tais como altos índices de desemprego.…

A economia global atravessou fortes turbulências entre 2008 e 2009 após o decreto de falência do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers, situação que para muitos lembrou o colapso ocorrido também nos Estados Unidos, em 1929, quando houve quebra da Bolsa de Valores de Nova…

Os países emergentes, entre os quais Brasil e China, conseguiram bons feitos no período denominado “pós-crise”. Atualmente, ambas enfrentam situações semelhantes de criação de empregos, cada qual com seu movimento, e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Por outro lado, os países desenvolvidos enfrentam complicações,…

Enfatizada em vários meios de comunicação como um mal em evidência, a crise financeira mundial ainda é sentida e observada em inúmeras nações pelo globo terrestre. Apesar de Brasil, China e Índia, integrantes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), por exemplo, proferirem ambiente positivo,…

Os brasileiros menos atentos acreditam pertencer a um dos poucos países em que a economia se comporta relativamente bem, apesar de a China e a Índia apresentarem desenvolvimento mais amplo (com base no Produto Interno Bruto de cada um). Mesmo assim, existem outras nações também…

Mencionada quase diariamente, a crise financeira mundial do biênio 2008 e 2009 ainda é sentida em vários pontos do globo, como nos Estados Unidos e em muitas nações cerceadas pela União Europeia. Brasil, China, Índia e Rússia, pertencentes ao bloco BRIC, já deixaram para trás…

O Brasil, segundo o alto escalão do governo, foi um dos últimos países a fazer parte da nebulosa crise financeira mundial e o primeiro a sair. Os números relacionados ao Produto Interno Bruto (PIB), otimismo da população e dos empresários, bem como cálculos ao futuro…

O temor em relação à crise financeira mundial parece ter ficado restrito a países que antes tinham para si bom momento econômico. Devido as medidas de estímulo a diversos setores, entre eles veículos automotores, habitação e linha branca, bem como boa atuação do Banco Central, o…

Para um país ser considerado emergente ou desenvolvido, uma série de fatores é levado em consideração, tais como o potencial econômico, os índices de desigualdade e outras questões que os brasileiros ultimamente ouvem da boca dos candidatos à presidência da República: infraestrutura, educação, saúde e…

Nesta quinta-feira, 07 de julho, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que os problemas financeiros pelos quais passam os países considerados ricos, servem de exemplo para que os países do hemisfério sul, onde enquadra-se o Brasil, não repitam o mesmo que fizeram no…

Políticos de grande peso da atual economia brasileira, entre eles Guido Mantega, ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva, líder do Brasil, acreditam que os reflexos da crise europeia não serão sentidos amplamente por aqui,…

O afamado grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo, dentre eles Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos e Reino Unido, afirmaram, recentemente, que as medidas adotadas por esse bloco contribuíram para que o sistema financeiro global não fosse prejudicado em maior escala…

Embora a Europa esteja enfrentando uma grave crise econômica em diversos de seus países, tais como Espanha e Grécia, a Organização Mundial do Comércio (OMC) acredita que o comércio mundial apresentará crescimento de 9,5% neste ano, muito além do tombo de 12% constatado em 2009.…

Alguns países europeus enfrentam um momento inseguro em relação a recente crise financeira. Entre semana passada e esta, bolsas de valores tiveram quedas significativas, o que aumenta, de acordo com o Portal de Economia do Estadão, as incertezas de os investidores aplicarem suas ações em…

A queda na taxa de desemprego para 9,7%, em janeiro, nos Estados Unidos, indica uma substancial recuperação da nação norte-americana ante o estado de precaução e preocupação notado no final do ano passado. Cristina Romer, que faz parte do Conselho de Assessores Econômicos da Casa…

Conforme veiculado neste espaço desde o começo da semana, a Cosan e a Shell estabeleceram uma parceria voltada ao mercado de biocombustíveis e a inicial pretensão de se tornarem liderança global no segmento de energia limpa. Mesmo assim, a petrolífera acredita que os rumos para…

Embora a crise financeira mundial tenha feito diversas vítimas, um dos setores de suma importância não correu riscos. Produtos, equipamentos e suprimentos para a área de medicina, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed), finalizaram 2009 positivamente. O…

Desde 1929, quando o mundo conheceu uma de suas principais crises de âmbito global, o capitalismo provou ser um sistema eficaz devido às inúmeras possibilidades de se auto-sustentar – o Estado foi um dos principais precursores naquela época para que o planeta não conhecesse a…

A pauta “recuperação econômica global” é a mais difundida no atual momento, pois quaisquer medidas e quaisquer especulações podem alterar as concepções do mercado financeiro. Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), pondera que o ritmo de reconstrução deverá superar a estimativa de 3%,…

A Segunda Guerra Mundial foi um dos capítulos mais sangrentos já ocorridos no planeta Terra. Diversos países sofreram prejuízos inestimáveis, dentre eles o asiático Japão, que teve sob seus ares o lançamento de duas bombas atômicas. A crise financeira mundial, ocorrida no final de 2008…

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, realmente passou a se preocupar com a complicada situação empregatícia daquele país. Para tanto, afirmou que será um anfitrião de um fórum que visa debater a criação de emprego e o promissor crescimento econômico. O líder norte-americano declarou que…




CONTINUE NAVEGANDO: