A Europa está passando por momentos difíceis com a crise econômica vivenciada na zona do Euro e, segundo, a chanceler alemã Ângela Merkel, este momento problemático está longe de ser resolvido. Segundo Merkel, durante o discurso de Ano Novo, é preciso o alcance de um…

Os países que utilizam o euro como moeda pode ter o seu número aumentando em alguns anos, pois o governo da Polônia deu indícios nesta última semana de que o país pode adotar o euro a partir do ano de 2016.  Esta decisão da Polônia…

Nesta última quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2012, os países integrantes da eurozona aceitaram o desbloqueio de mais 493,1 bilhões de euros para ajudar a crise financeira da Grécia. Este dinheiro será liberado em parcelas para permitir a recapitalização dos bancos gregos e o…

A crise econômica atinge o mundo todo e, em especial os países europeus que sofrem com pouco crescimento da economia e um sério estado de recessão. Nesta sexta-feira – dia 30 de novembro de 2012 – o Insee (Instituto de Estatística da França) apresentou mais…

Davos, na Suíça, foi o cenário escolhido por diversos líderes econômicos e políticos para a realização do Fórum Econômico Mundial de 2012. Este ano, o evento propiciou a discussão sobre a atual situação econômica dos países, bem como levantou prováveis soluções para a crise. Durante…

A agência de classificação de riscos Fitch ameaçou hoje (16/12/2011) rebaixar as notas da França, Espanha, Itália, Bélgica, Irlanda, Eslovênia e Chipre. De todos esses países, França, Espanha e Itália são os casos mais sérios sobre o ponto de vista macroeconômico, visto serem economias com…

Desde 2009, ano de início da primeira fase da crise econômica mundial, os investimentos em ações permanecem como uma aposta incerta. Quem aplica em ações sabe muito bem que este é um investimento de risco, pois os ganhos tanto podem ser grandes como nulos, e…

O BCE (Banco Central Europeu) anunciou hoje um novo mecanismo para proteger os bancos europeus dos possíveis desdobramentos da crise econômica iniciada na Grécia. São medidas que garantirão a oferta de recursos a preços e prazos bastante acessíveis, mesmo para as instituições financeiras que eventualmente…

Políticos de grande peso da atual economia brasileira, entre eles Guido Mantega, ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva, líder do Brasil, acreditam que os reflexos da crise europeia não serão sentidos amplamente por aqui,…

Após alguns meses dos maiores entraves gerados pela crise financeira mundial, o Brasil apresenta ao mundo e à população local bons números em vários setores, principalmente o próprio Produto Interno Bruto (PIB) do 1º trimestre de 2010, com elevação de 2,7% em relação aos três…

A crise europeia teve origem na dívida grega, problema que se arrasta há semanas por todo o bloco Europeu. As bolsas de todo o mundo sofrem oscilações diárias, ora denotando princípios positivos, ora negativos. O Brasil, emergente de grande referência da atualidade, parece preparado para…

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva certamente ficará marcado na história do país como um dos que melhor contribui, por meio de dados concretos, à sociedade local. A seu dispor estão nomes de peso entre várias lideranças globais, dentre eles Henrique Meirelles, presidente…

Crise é a palavra da moda. Crise nos aeroportos, crise financeira mundial, crise no sistema de segurança de vários países, crise na comunidade europeia. No último caso, em específico, o mundo assiste uma série de especulações, ora contribuindo para arranque positivo nas bolsas de valores…

O mercado tem oscilado indiscretamente nos últimos dias em virtude das problemáticas percebidas na zona do euro, principalmente em relação à dívida grega. A bolsa de valores de São Paulo, por exemplo, apresenta queda dia após dia e o dólar já atinge níveis próximos, para…

As diversas crises da história deram uma lição a vários países – principalmente aquela ocorrida em 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova York, e a recente iniciada também nos Estados Unidos devido ao colapso do Lehman Brothers, em 2008. O Brasil,…

A crise europeia iniciada no endividamento grego tem feito oscilar as bolsas de valores do mundo todo, sobretudo na própria zona do euro, embora a moeda do bloco tenha conseguido se valorizar acentuadamente, nas últimas semanas, ante o dólar. O empréstimo concedido à Grécia efetuado…

A nova crise financeira que tem assolado a Europa nas últimas semanas ainda não foi sentida no Brasil. Guido Mantega, ministro da Fazenda, acredita que o país não será afetado por ela, embora admita existir a possibilidade de diminuição no crescimento da nação. Henrique Meirelles,…

Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, certamente um dos personagens centrais no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da nação, avalia que a crise fiscal em alguns países da Europa, sobretudo a Grécia, é séria e pode piorar. No entanto, assegura, não se…



CONTINUE NAVEGANDO: