O governo federal divulgou nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro de 2012, uma medida provisória que determinou a abertura de R$42,5 bilhões em créditos extraordinários destinados a empresas estatais federais e aos ministérios. Este valor representa aproximadamente 1/3 de todo o Orçamento para o ano…

A 3M anunciou nesta semana que espera obter um aumento de 8% no lucro comercial para o ano de 2013 e que os lucros de suas ações fiquem no próximo ano entre 6,70 e 6,95 dólares por unidade. Esta expectativa positiva da empresa se deve…

O grande problema do baixo crescimento do PIB brasileiro no 3o trimestre foi o baixo nível de investimentos no país. Para melhorar esta situação, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta semana que o Brasil precisa aumentar os investimentos no setor de infra-estrutura e tecnologia. Segundo…

A economia brasileira, embora passe por um momento estável, não recebeu uma boa notícia. O  Fundo Monetário Internacional (FMI) reavaliou a projeção para o crescimento econômico do país e o índice caiu de 3,6% em 2011 para 3% em 2012. A expectativa é que o…

Ao contrário do que pensava muita gente, a crise econômica que atinge a Europa, especialmente Grécia, Portugal e Espanha, com ameaças pairando sobre a Itália também, contribuiu para a estagnação no ritmo de crescimento do Brasil no último 3º trimestre. Outro fator impactante foi a…

A economia mundial atravessa exatamente neste momento um ambiente de incertezas. Além de a desaceleração do crescimento funcionar como espécie de nuvem negra sobre os países, o anúncio da injeção de US$ 600 bilhões em títulos do governo a partir do Federal Reserve, o banco…

Mês a mês políticos, empresários e entidades avaliam positivamente o crescimento da economia brasileira. Ontem, 21 de outubro, o Ministério da Fazenda voltou a estimar novos índices, desta vez de 7,5% no desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), superior em relação ao relatório anterior divulgado…

O crescimento brasileiro tem se configurado como um dos mais notáveis em todo o mundo, embora a China e a Índia tenham conquistado números mais elevados. Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), prevê que os primeiros indicadores…

Uma das nações que mais tem sofrido com a crise financeira mundial, os Estados Unidos voltou a sentir o peso dos efeitos do colapso. Economistas estadunidenses depreciaram as previsões para a expansão da economia do país em 2010 e 2011 e acreditam, ainda, que o…

Em um dia de levantamentos variados (6 de outubro), porém díspares, o Fundo Monetário Internacional (FMI) contabilizou inúmeros dados que, somados, ilustraram que as economias emergentes deverão ascender quase três vezes mais rapidamente, neste ano, em comparação aos países mais ricos. Confirmando prognósticos divulgados nos…

Grande maioria dos políticos brasileiros agrega a si e a seu partido as vitórias obtidas nas mais variadas áreas. O embate de ideologias mais recente ocorreu antes do último dia 3, data em que a população pôs Dilma Rousseff, ex-ministra da Casa Civil, e José…

Emergentes. Está aí uma palavra corriqueiramente e muito mencionada pela imprensa mundial e por economistas em todos os recônditos do globo. As nações pertencentes a essa alcunha são até privilegiadas, pois atribuem à elas responsabilidades de guinar o desenvolvimento da economia na atualidade. Brasil, Rússia,…

Informações sobre o desenvolvimento da economia brasileira são quase diárias e emitidas a partir de vários setores que, juntos, assinalam dados analisados de modo geral por entidades competentes. Em julho deste ano, conforme indicador do Banco Central (BC), a atividade econômica do país avançou 0,24%…

O cenário enfrentado pelo Brasil é para lá de otimista, decerto. As oportunidades de emprego, o acesso ao crédito – embora aumento da inadimplência na atualidade – e o Produto Interno Bruto (PIB) continuam suas projeções positivas. Aliás, no relativo à economia, estima-se crescimento de…

Num mundo mutável em relação a diversos temas – casamento entre pessoas do mesmo sexo, consideração do aborto por políticos como algo a ser vislumbrado num futuro, etc – são interessantes ao desenvolvimento sociocultural de todo o planeta, embora cada cultura cultue diferente ponto de…

Poucos duvidam que o Brasil tem conseguido elevar sua economia ao longo dos últimos meses. Obviamente, a imprensa brasileira noticia, sempre que tem acesso a dados oficiais, os resultados obtidos, independente se negativos ou positivos. Ministros de várias áreas estimaram há meses crescimento econômico próximo…

Em artigo da Gazeta do Povo o estado do Paraná mostra crescimento econômico superior aos outros estados. O destaque está no fortalecimento do comércio, da indústria e da agricultura, que cresceram mais de 10% este ano. O levantamento é feito pelo Banco Central e indica…

O relatório FOCUS, boletim semanal divulgado pelo Banco Central, que traduz a expectativa do mercado com os principais índices da economia brasileira, entre elas a expectativa da taxa de inflação e a projeção do crescimento da economia, que foi divulgado no último dia 06 de…

Durante alguns bons dias os recentes números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão mencionados e fomentados pela imprensa brasileira. No segundo trimestre de 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) abocanhou alta de 1,2% em confronto aos primeiros três meses e 8,8%…

Os resultados divulgados no final desta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam dois responsáveis pelo crescimento do país: o setor agropecuário em alta e o aumento no número de investimentos. As empresas estrangeiras têm buscado e encontrado no país uma série…

Após o primeiro trimestre de este ano contrair alta de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB) em comparação aos três meses finais de 2009 e outros 9% em confronto anual, especialistas acreditavam, à época, que a economia brasileira reteria manutenção, porém amena. Contrariando expectativas, a…

O desenvolvimento crescente da economia brasileira é fruto de inúmeras conquistas das últimas gestões, sobretudo a de Luiz Inácio Lula da Silva, que conseguiu suportar a crise financeira global do biênio passado e ingressar 2010 com ampliação de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) ante…




CONTINUE NAVEGANDO: