Nesta quinta-feira – dia 13 de dezembro de 2012 – os ministros dos países integrantes da União Européia deram mais um passo para o surgimento de um supervisor para os bancos desta região. Com isso, será criado o MUS (Mecanismo Único de Supervisão Financeira), sob…

O BCE (Banco Central Europeu) anunciou hoje um novo mecanismo para proteger os bancos europeus dos possíveis desdobramentos da crise econômica iniciada na Grécia. São medidas que garantirão a oferta de recursos a preços e prazos bastante acessíveis, mesmo para as instituições financeiras que eventualmente…

Desde 1929, quando o mundo conheceu uma de suas principais crises de âmbito global, o capitalismo provou ser um sistema eficaz devido às inúmeras possibilidades de se auto-sustentar – o Estado foi um dos principais precursores naquela época para que o planeta não conhecesse a…

Um encontro realizado na Basiléia entre os maiores Banco Centrais do globo atestou que a economia mundial já apresenta ótimos indícios de estabilização. Um relato dos representantes presentes na reunião concluiu que os esforços executados pelos governos do mundo inteiro atalharam uma possível depressão. Presente…

Fortalecido principalmente pela crise, o Fundo Monetário Internacional (FMI) começou a se reinventar, exatamente após 65 anos de sua criação. Os intentos iniciais cerceiam a conversão do fundo em uma espécie de banco central, além de ter de cumprir uma nova função, que é a…

O BCE (Banco Central Europeu) manteve a taxa de juros da Zona Euro operando a 1%. O objetivo é aproveitar os sinais de estabilização da economia para reativar o mercado de crédito. Analistas já previam a decisão e esperam que este patamar baixo dos juros…



CONTINUE NAVEGANDO: