A Americas Petrogas anunciou recentemente que deu início à primeira etapa de conclusão do poço de xisto chamado Hua.X-1. Tal poço está localizado em um bloco de 250.000 acres em Huacalera, no Vaca Muerta Shale, que faz parte da Bacia de Néuquen, na região oeste…

Brasil e Argentina serão os próximos países parceiros na divisão de um projeto a respeito de uma nova binacional estatal. Já com planos de estar dentro dos moldes da famosa Itaipu, o novo projeto promete abrigar duas novas hidrelétricas. Uma será Panambi (de 1.050 megawatts)…

“A Argentina é um problema permanente”. Esse foi o comentário feito por Fernando Pimentel, ministro de Desenvolvimento do Brasil, na entrevista à agência Dow Jones. As palavras de Pimentel foram fortemente atacadas pelo governo da presidente Cristina Kirchner. Débora Giorgi, ministra da Indústria Argentina, retrucou…

No próximo encontro do G20, marcado para o final desta semana, o ministro da Fazenda Guido Mantega deverá levar um rol de assuntos pensados em conjunto com o ministro da fazenda argentino, Amado Boudou. Mantega reconhece que Brasil e Argentina são importantes parceiros comerciais, ao…

A crise financeira mundial acarretou numa série de medidas adotadas por todos os países do planeta para que os danos sentidos inicialmente não fossem maiores ainda. O caso brasileiro, em específico, abarcou incentivos fiscais por parte do governo, que permitiram ao país superar os principais…

A seleção argentina de basquete, já derrotada no mundial do esporte em partida contra a Lituânia, porém, venceu a equipe brasileira há poucos dias, restando aos jogadores do Brasil retorno amargo ao país. A rivalidade, mais acentuada no futebol, não tem sido veementemente observada no…

Rivalidades à parte, ultimamente Brasil e Argentina têm conseguido sucesso no comércio bilateral, com exceção das barreiras impostas pelos hermanos há alguns meses no setor de alimentos brasileiros semelhantes aos feitos no país, obrigando a presidente Cristina Kirchner a intervir. Integrantes do Mercado Comum do…

O segmento de carne bovina tem ampla atuação no Brasil, principalmente se mencionado o JBS, maior do mundo em termos de processamento da mercadoria. No final da semana passada o grupo revelou que analisa diminuir a produção de carne na fronteiriça Argentina ou, então, comercializar…

A rivalidade entre argentinos e brasileiros cerceia, basicamente, a cultura futebolística, mas outras modalidades do esporte, bem como demais âmbitos entre os dois, expõe ao mundo várias facetas. Há poucas semanas, entraves na área comercial acirraram novas disputas, tanto que foi necessária a intervenção de…

A Argentina adotou uma medida drástica nos últimos dias: retaliar a importação de alimentos brasileiros não frescos similares aos fabricados dentro de suas fronteiras. O anúncio, que pegou algumas autoridades do Brasil de surpresa, fez com que alguns líderes da nação tupiniquim ameaçassem adotar postura…

A política realizada na Argentina parece ser bem feroz e burocrática em alguns sentidos, pois, assim como no Brasil e em outras nações do mundo, existem partidos e políticos de opiniões contrárias. Cristina Kirchner, presidente do país, tenta, há muitos meses, direcionar reservas internacionais do…

Após grandes batalhas na Argentina, Martin Redrado deixou o posto de presidente do Banco Central do país. Em seu lugar assumiu Mercedes Marcó del Pont, que já estima que, durante sua gestão, políticas monetárias verossímeis e estabilizadoras serão o foco principal. Outro ponto sugestionado por…

Uma parcela da dívida pública do governo de Cristina Kirchner, presidente da Argentina, deverá ser paga com aproximadamente US$ 6,5 bilhões das reservas do Banco Central, relevou a líder do país. Isso ocasionou um grande entrave entre o governo, o próprio BC, a oposição e…

Agora é fato: Brasil e Argentina não duelam somente dentro das quatro linhas que margeiam campos de futebol. O governo brasileiro passou a exigir licenças de importação para algumas autopeças originadas dos nossos vizinhos. Na prática, conforme veiculado pela Agência Estado, isso significa barrar a…

Com um investimento que promete chegar à casa de 1,6 bilhão de dólares, a petrolífera de origem espanhola Repsol-YPF afirmou que destinará inúmeros projetos para a exportação de gás natural à Argentina providos, então, da Bolívia durante os próximos cinco anos. O investimento, que será…

Em decorrência da grave crise econômica ocorrida em 2002, o governo argentino, que congelou as tarifas de luz e gás por sete anos, agora retoma reajustes a partir desse mês. Esse acerto na economia pode representar um aumento de até 300% nas taxas públicas. A…



CONTINUE NAVEGANDO: