A Telefônica pretende lançar uma oferta pública de suas ações na América Latina com o objetivo de enviar uma mensagem sobre o valor do seu negócio para o mercado financeiro. Com isso, deve ser lançado cerca de 15% das ações pertencentes à Telefônica América Latina…

A China continua a expansão de seus negócios no mundo e agora estreitou seus laços econômicos com a Venezuela. Isso porque foram assinados neste dia 01 de dezembro de 2012 acordos de cooperação entre estes países para a realização de projetos na área petrolífera e…

Desde o início de seu governo, Dilma Roussef buscou aumentar os relacionamentos com países europeus, com a China e os Estados Unidos. Nesta política internacional, o Brasil deixou de lado a América Latina e o reflexo disso já é sentido, pois as exportações do Brasil…

A China vai mudar o seu modelo de desenvolvimento para reverter a diminuição no crescimento econômico que o país está vivenciando. Deste modo, a China irá diminuir o ritmo de exportações e estimular mais o consumo interno. Esta situação será muito boa para a América…

Depois de superados os principais efeitos da crise econômica global, os países emergentes passaram a ser o centro das atenções, situação diferente de anos atrás, quando as nações desenvolvidas exerciam papéis cada vez mais influentes. A América Latina, que tem o Brasil como integrante, continua…

Antipático na visão de várias pessoas, o presidente venezuelano Hugo Chávez acredita que a cúpula do G20 (grupo das 20 maiores economias globais) não será viável para os países situados na América Latina sob a justificativa de que a situação não muda (guerra cambial) por…

Com a vitória de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições presidenciais 2010 – tornando-se, portanto, a primeira mulher presidente do Brasil  –, autoridades, políticos, empresários e a própria população já estão cientes de que a sua escolha deveu-se à possibilidade de continuidade das…

Como pedra lançada na água, a medida de incentivo anunciada pelo Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve) começou a repercutir horas depois. Formuladores de políticas das maiores economias da Ásia e da América Latina afirmaram a intenção de conceber novas iniciativas para debelar os…

A palavra da ordem no Brasil parece ser investimentos. Ao longo dos últimos meses, várias foram as aplicações financeiras e expansões de empresas nacionais e estrangeiras. A mais nova a atuar relativamente igual é a CSN, que planeja dispensar US$ 2 bilhões para edificar três…

Os países desenvolvidos têm enfrentado dificuldades para lidar com o atual momento econômico mundial. As nações emergentes, na contramão, mostram maior eficiência em alguns conjuntos de análise, denotando, portanto, preocupação de superaquecimento e perda de competitividade no âmbito externo. Avaliação emitida na quarta-feira passada, 6…

A nova geografia econômica mundial, segundo alguns especialistas, poderá mudar nos próximos anos. Após a crise financeira global do biênio 2008 e 2009, parte dos países desenvolvidos custa em restabelecer suas atividades e índices de grande incômodo, tais como desemprego. As nações emergentes, no sentido…

Quando o tema é crescimento econômico, certamente a China aparece como um dos países mais passíveis de menção. Integrante do denominado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a nação asiática atua fortemente no Brasil, afirmação espelhada por meio de vários produtos do outro continente, tais…

O Brasil poderá surtir positivamente ao longo dos próximos anos para os países latinoamericanos, segundo estudo emitido pela agência Moody’s. Em alguns casos, observado por acadêmicos até como uma espécie de Estados Unidos da região, a nação brasileira tem elevado mês a mês as projeções…

Num mundo mutável em relação a diversos temas – casamento entre pessoas do mesmo sexo, consideração do aborto por políticos como algo a ser vislumbrado num futuro, etc – são interessantes ao desenvolvimento sociocultural de todo o planeta, embora cada cultura cultue diferente ponto de…

Políticos de grande peso da atual economia brasileira, entre eles Guido Mantega, ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva, líder do Brasil, acreditam que os reflexos da crise europeia não serão sentidos amplamente por aqui,…

Noticiado desde a semana passada, a União Europeia espera finalizar acordos comerciais com diversos países latinoamericanos nos próximos dias. Anteriormente, a cúpula dos chefes de Estado de cada local não chegava a um consenso definitivo devido à possível participação de Porfírio Lobo, presidente de Honduras,…

O ambiente favorável vivido pela América Latina, em especial o Brasil, foi avaliado pelo jornal de origem britânica Financial Times como uma fanfarronice. O veículo de comunicação relata que a situação econômica da região, bem como a nação liderada por Luiz Inácio Lula da Silva,…

A América Latina é um dos continentes que a imprensa internacional mais tem focado previsões otimistas em relação a crescimento e perspectivas futuras na esfera econômica. Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) julga que o bloco latino-americano e o Caribe se recuperaram da crise…

Um estudo indicativo feito em parceria entre a Empresa chilena de Inteligência de Negócios e o Centro de Pensamento colombiano em Estratégias Competitivas (Cepec) sobre quais cidades latino-americanas são as mais atrativas para se investir indicou São Paulo como a principal. As metrópoles do Rio…

Um fato indiscutível diz respeito ao bom andamento vivido pelos países da América Latina após o período denominado pós-crise. O Brasil, inclusive, tem angariado bons resultados em relação a nações mais desenvolvidas, tanto que o real apresenta sobrevalorização em relação a moedas como o dólar…

Com base nos recentes dados sobre a economia européia e, em especial, a norte-americana, Dominique Strauss-Kahn, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), teceu comentários positivos em relação ao bloco latino-americano e ao continente africano, que muito fizeram, segundo ele, para amortecer o impacto da crise…

Levantamento da consultoria Economatica aponta que a estatal brasileira apresentou, no segundo semestre de 2009, o maior lucro entre as empresas da América Latina com ações negociadas em bolsa. Se as empresas norte-americanas forem incluídas no ranking, a Petrobrás é a única empresa brasileira a…

Ao fazer uma análise sobre a crise política em Honduras, o jornal cubano Granma adjetivou o presidente americano Barack Obama de “continuador” da política intervencionista praticada pelo governo George W. Bush. O jornal reconhece que Obama inicialmente acenava um distanciamento da política de Bush para…



CONTINUE NAVEGANDO: