Realizar a análise de amostragem de solo é extremamente importante para a produtividade da lavoura. Uma cultura precisa de um solo em condições ideais para produzir. Em circunstâncias adversas, a plantação corre o risco de produzir menos ou ficar mais sujeita a pragas e doenças.…

A agricultura de precisão é um tipo de prática agrícola que utiliza o princípio da variabilidade do solo para realizar a automação do campo. Essas técnicas foram introduzidas no Brasil durante a década de 1990, antes disso agricultores precisavam estimar a quantidade de insumos para…

Por enquanto o mapa de produção é a maneira mais eficiente de visualizar informações do terreno e avaliar as diferenças de produção dos talhões (pequena parte da lavoura). Apesar de já existirem alternativas, nenhuma delas chega ao nível de acurácia dos mapas, fazendo-os a melhor…

Apesar de muito eficientes, os meios para gerar dados utilizados em mapas de produtividade podem apresentar algumas falhas que merecem atenção. Muitas delas já são conhecidas pelos desenvolvedores de softwares para criação de mapas e podem ser corrigidos pelos programas. Há, porém, algumas falhas que…

Após a colheita, o solo deve ser preparado para o próximo plantio, o que implica na reposição de nutrientes e outros componentes químicos. É impossível realizar esse processo às cegas, sem conhecer o que já está presente ou o que ainda está faltando na terra.…

Cada vez mais a tecnologia torna-se parte da vida, e no setor do agronegócio não é exceção. A agricultura de precisão já começou a se tornar uma tendência e exigência para qualquer um que queira garantir competitividade para sua produção. Como já é conhecido o…

  Plantar a soja safrinha sobre uma lavoura colhida recentemente é um costume bem comum no agronegócio brasileiro, porém, esse tipo de plantio estará proibido a partir de 2017. A decisão foi tomada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), que determinou um calendário…

Embora nos últimos tempos grande parte dos setores da economia estejam em constante retração, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgaram boas notícias aos empreendedores do agronegócio. O Produto Interno Bruto (PIB)…

A agricultura de precisão utiliza vários ramos do conhecimento como aliados para criar técnicas mais efetivas, uma delas é a geoestatística. Através dela é possível dinamizar o processo de coleta e análise de amostragem de solo e criar mapas de variância de forma mais econômica.…

Uma notícia animadora chegou ao mercado financeiro, pois a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) anunciou um aumento de 3,5% na expectativa de sacas comercializadas pelo setor de café torrado em 2012. Este aumento representa um total de 20,4 milhões de sacas e para…

Um dos setores mais importantes do ponto de vista econômico ao Brasil é, claramente, o de agronegócios. A extensão territorial brasileira é bem aproveitada pelos produtores e conduzida de várias maneiras pelas empresas, bem como por pessoas atuantes na exportação do segmento, que em agosto…

O setor industrial do país tem alavancado resultados expressivos nos últimos meses, tanto em termos ocupacionais como, também, no crescimento do número de trabalhadores e vendas. Embora essa constatação seja comprovada por meio de números, Miguel Jorge, avaliou que esse segmento tem muito a aprender…



CONTINUE NAVEGANDO: