Tendência para a bolsa de valores para 2021

O banco Goldman Sachs, em relação aos mercados emergentes, estima que estes serão beneficiados no ano de 2021 devido a recuperação da economia global, principalmente por conta da maior sensibilidade à ativos cíclicos e casos de desempenho baixo apresentados em 2020.

Em relação ao Brasil, estima-se que o Ibovespa alcance, em 2021, pelo menos 125 mil pontos. Dentro deste contexto, o Goldman Sachs possui preferência pelos setores industrial e bancário. Já entre os países a preferência está fincada na América Latina, com foco no México, enquanto no continente asiático a Coréia do Sul é o principal destaque.

A equipe de análise do Goldman Sachs, através de um relatório, aponta que devido as incertezas sobre as eleições nos EUA cada vez mais deixadas para trás, e a contínua divulgação de notícias sobre vacinas para a Covid-19, os mercados tendem a levar crédito para recuperação econômica conforme previsão anterior, além do adiamento de questões difíceis em relação a produção e distribuição das vacinas para um período mais adiante.

A preferência pelo Brasil

Em relação ao Brasil, o Goldman Sachs frisa que se trata da região tática com maior preferência no que diz respeito a commodities, com perspectivas positivas sobre a implantação da nova vacina para combate ao Covid-19.

Outro fator determinante para tornar a Bolsa de Valores de SP atrativa é a grande representatividade de ações do segmento bancário, o que, segundo Sachs, que está reprimida, e com a flexibilização tende a se beneficiar graças a um crescimento mais robusto do crédito.

Segundo o Goldman Sachs, as ações brasileiras se destacam entre as que reagem com maior positividade ao ciclo de desenvolvimento da vacina, com grande probabilidade de relação com a associação ao alto beta do risco global e ao alto índice de transmissão do vírus no país.

Leia também:  Tesouro Direto bate Recorde de Operações em 2016

Ainda segundo o banco, se o ritmo cíclico de alta se manter em relação aos preços das commodities, a expectativa é que as ações brasileiras mantenham o forte desempenho recente. O Goldman Sachs ainda apontou que o Ibovespa, principal índice de ações no Brasil não avançou durante o período de crise e ainda não alcançou os níveis apresentados antes da pandemia do Covid-19, levantando a possibilidade de existência de espaço para grandes valorizações.

Goldman Sachs

O Goldman Sachs foi fundado por Marcus Goldman, empresário de origem alemã-americana, em 1869. Posteriormente Goldman se associaria a Samuel Sachs, seu genro. O Goldman Sachs é uma das principais organizações, em âmbito global, de investimentos e gestão de valores mobiliários. Presente no Brasil desde 1995, Goldman Sachs tem sua atuação voltada para assessoria a aquisições e fusões em território nacional, e continua buscando um plano de expansão agressivo para mitigar sua fraqueza histórica em outros mercados em terras brasileiras.

A empresa obteve, recentemente, uma licença de operação de câmbio, commodities e juros na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), com 30% das posições mantidas em aberto, aproximadamente, fato relacionado ao tipo de operação realizada pelo banco no mercado norte-americano, através da Bolsa de Nova York. No início de suas operações em terras brasileiras, o Goldman Sachs teve de lidar com suas frustradas tentativas de aquisição de companhias brasileiras, como por exemplo a Garantia, em 1998 e a Pactual em 2006, que se tornaram propriedade, respectivamente, dos bancos suíços Credit Suisse e UBS.

Após passar por essas derrotas, um marco na história da instituição, o banco decidiu adotar uma nova estratégia, focada no crescimento orgânico, apostando na transferência de vários profissionais, situados nos escritórios dos Estados Unidos, para as unidades localizadas na cidade de São Paulo. Em setembro de 2014, o economista brasileiro Paulo Leme, que possuía atuação como chairman do grupo em território nacional, foi definido como novo presidente da empresa.

Leia também:  Juros foram mantidos em 14,25% ao ano

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *