Várias empresas estão com planos de abrir capital na bolsa de valores. Confira.
Há muito se especula sobre as possibilidades de o segundo semestre de 2020 ser bastante movimentado na B3. Além da expectativa da chegada de novas empresas, fatores como uma possível retomada econômica têm chamado a atenção dos interessados em IPOs. Recentemente, a Aura Minerals decidiu realizar sua oferta inicial de ações, resultando em uma captação de R$790 milhões e tornando-se a primeira companhia produtora de ouro a atuar na bolsa brasileira.
Entretanto, as coisas estão muito mais positivas com, no mínimo, outras nove companhias retomando os planos para promover a abertura de capital na segunda metade do ano.
A quantidade interessante de estreias ainda pode subir. Estão na fila entre 30 e 50 ofertas de ações envolvendo IPOs e outras ofertas.
Importância do retorno dos IPOs para a bolsa do Brasil
Tanto para a B3 quanto para os investidores, a retomada das operações de IPOs tem um caráter muito otimista, pois dá sinais de que o mercado financeiro interno está conseguindo se desenvolver, não obstante, todas as dificuldades enfrentadas.
Com a entrada de novas empresas na Bolsa de Valores, o investidor poderá contar com mais alternativas. Como consequência direta, será possível ter mais oportunidades e uma ampla concorrência no mercado. Tudo isso ajuda a bolsa brasileira a crescer.
Além disso, vale considerar o fato de que os IPOs estão entre as melhores formas de chamar a atenção e atrair o investidor estrangeiro, novamente, para o país — o que ajudará a bolsa a crescer ainda mais, uma vez que o mercado primeiro tende a conquistar muito essa categoria de investidores.
Investidores precisam ter muita atenção
Antes de entrar em alguma opção de IPO, o investidor precisa ter em mente a necessidade de que muita cautela deverá ser adotada. De fato, trata-se de uma oportunidade, mas exige cuidado com uma boa avaliação dos preços cobreados das oferecidas pelas empresas de um mesmo setor. Isso, porque, antes de qualquer coisa, é preciso ter conhecimento sobre se o valor oferecido está de acordo com a linha do mercado.
Outro aspecto muito importante e que deve ser observado é a busca de informações disponibilizadas pela empresa ao pedir a abertura de capital. Afinal, o histórico de solidez é essencial para a tomada a decisões mais corretadas.
Esse cuidado deve ser levado não somente para o caso dos IPOs que realizam movimentos na Bolsa, mas também para companhias que já se encontram consolidadas no mercado e seguem fazendo o chamado follow-up de seus papéis.
A seguir, alguns dos pedidos de IPO ainda em análise pela CVM ou já aprovados
- Lavvi Empreendimentos Imobiliários: rodando
- Iguá Saneamento: Interrompida até 10/09/2020
- Vamos Locação de Caminhões: Interrompida até 03/12/2020
- Canopus Holding (construtora): Interrompida até 07/01/2021
- PET Center: Interrompida até 17/12/2020
- Pacaembu Construtora: Interrompida até 04/01/2021
- Allied Tecnologia: Interrompida até 05/01/2021
- One Innovation (incorporadora): Interrompida até 05/01/2021
- Lojas Quero-Quero (material de construção): rodando
- BBM Logística: Interrompida até 06/01/2021
- Almeida Junior Shopping Centers: Interrompida até 06/01/2021
- Cury Construtora: Interrompida até 05/01/2021
- Grupo Soma (moda): rodando
- You Incorporadora: rodando
- Alphaville Urbanismo (loteamento urbano): Interrompida até 05/01/2021
- Track & Field (esportes e moda): Interrompida até 06/01/2021
- Boa Vista Serviços (bureau de crédito): Interrompida até:06/01/2021
- Riva 9 Empreendimentos Imobiliários: rodando
- Pague Menos (drogaria): rodando
- D1000 (drogaria): rodando
Por fim, é essencial ficar de olho no comportamento do mercado. Afinal, ele pode indicar os rumos futuros.
Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro do mercado financeiro!
Por Denisson A. Soares