Se você já é investidor e quer achar uma solução em 2020 para que seu investimento gere maior lucratividade ou se você pretende começar a investir, mas quer apostar em uma empresa com rentabilidade consideravelmente estável sem ter que vender rapidamente suas ações, você está no lugar certo. Vamos conhecer quais são as empresas que prometem as melhorem ações pagadoras de dividendos deste ano!
Primeiramente, antes de avaliar quem são as melhores empresas para investir em 2020 é importante saber o que são dividendos e como eles são pagos.
Dividendos são parte do lucro da empresa que ela acumula durante o ano, o valor é proporcional ao que é investido pelo acionista e, de acordo com a lei, deve ser feito em pagamento mensal, semestral, trimestral ou anual (que é o mais comum).
De acordo com a legislação brasileira as empresas devem distribuir pelo menos 25% dos seus lucros aos acionistas. Vale ressaltar que algumas empresas distribuem mais do que o estipulado em lei e isso também é determinante para que ela seja considerada uma boa pagadora de dividendos.
Sem precisar vender as ações, as empresas boas pagadoras de dividendos distribuem o lucro em forma de remuneração e assim o acionista consegue obter o máximo de rentabilidade e aproveitar o potencial dos juros compostos.
É muito simples identificar quando uma empresa é uma boa pagadora de dividendos ou não, é preciso verificar apenas seu dividend yield, ele representa a porcentagem do preço das ações que voltam aos acionistas em forma de lucro. Ou seja, quanto maior o percentual das ações, maior serão os dividendos.
As empresas mais seguras para apostar são as consolidadas no mercado, com lucros altos, previsíveis e em setores maduros onde não são necessários grandes reinvestimentos.
A retomada da economia para este ano é o principal fator que favorece o investimento nesse tipo de ações, isso porque as taxas básicas de juros de empresas mais conservadoras não deverão render mais que 4%. Desta forma, as empresas que tiverem registros acima desse patamar já são opções consideráveis para investimento.
O corte das despesas durante o período de crise fez com que os juros abaixassem junto com as dívidas e a necessidade de investimentos. Por isso, a previsão é que os lucros sejam maiores este ano do que foi em 2019.
Os setores com previsões mais positivas são o financeiro e o de serviços públicos, como construção, saneamento e, principalmente, energia elétrica. O longo histórico dessas empresas faz com quem elas sejam mais seguras e, portanto, com fluxo de caixa mais previsível.
Para facilitar sua escolha, listamos as 20 empresas com potencial de maiores pagamentos de dividendos em 2020 de acordo com a Economatica.
Se você é novo na área e ainda não sabe por onde começar, calma que existem duas soluções bem simples. A primeiras delas é o aplicador abrir conta em uma corretora e negociar, depois disso é possível comprar as ações direto na Bolsa de Valores. Já a segunda, é ir em busca de fundos de investimentos de ações que aderem a essa estratégia de investir em boas pagadoras de dividendos.
Os dividendos distribuídos aos acionistas são parte do lucro líquido da empresa, ou seja, se ela não tiver lucro, não haverá dividendos distribuídos. Isso faz com que esse investimento seja variável.
O lucro é calculado após o desconto da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Importo de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
Por Diana Diniz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Gostaria que detalhassem um pouco sobre as empresas , EX: Qual segmento? como esta no mercado no momento ?qual o % de ganho no acumulado de 6mese (média)