Onde Investir Dinheiro em 2020



Confira aqui algumas dicas e sujestões de onde investir dinheiro em 2020.

O ano de 2019 foi embora mas deixou uma notícia desfavorável no mundo dos investimentos: a baixa da taxa de juros da Selic, a taxa era de 5% e acabou despencando para 4,5%.

Apesar da queda, é importante avisar a você investidor iniciante que acabou sendo pego de surpresa e não sabe se pode continuar colocando seu dinheiro na Selic, saiba que ainda é um dos investimentos que rendem mais que a famosa poupança.



A verdade é que o número de investidores aumentou consideravelmente nos últimos anos, isso pode ter acontecido devido ao acesso às informações sobre investimentos e a falta de estabilidade financeira que os brasileiros se veem na maior parte do tempo devido ao cenário político e econômico do país.

Segundo o especialista em investimentos, Luciano Tavares, o Brasil era um país que tinha por muitos anos uma perspectiva bastante atrativa para o investidor, com boa rentabilidade e quase nenhum risco, o cenário era um dos melhores, apesar disso, o momento atual não está caminhando para manter o mesmo status.



Pensando nas mudanças do cenário e na baixa das taxas, é unânime entre os que entendem sobre o assunto a diversificação da carteira de investimentos. Manter seu dinheiro em um lugar apenas já não é mais o mais correto a ser feito, isso pode aumentar os riscos e diminuir os rendimentos.

Para tanto, é preciso estar ciente de quais objetivos você deseja alcançar, investimentos que serão resgatados no próximo ano devem ser realizados em um local, já os que são planejados para um período médio de 5 anos, seja uma reforma ou para uma viagem, a decisão deve ser totalmente diferente do primeiro.

Leia também:  OCDE prevê queda da economia brasileira em 2015 e 2016

Investir em poupança, DI e CDBs já não são mais boas opções de investimentos, ter ciência disso é ter uma importante informação na mão, investimentos desse tipo proporcionam um rendimento muito inferior ao da inflação, e isso pode trazer prejuízos ao investidor.

É importante nesse momento a diversificação, mas e como fazer se você é um daqueles investidores que são conhecidos popularmente como conservadores? Infelizmente ou felizmente isso já não faz tanta diferença, o cenário pede que você consiga assumir mais riscos em 2020 mesmo que não possua um perfil tão arrojado assim.

Segundo as previsões dos experts, as notícias para o ano de 2020 podem ser bastante animadoras, isso porque o ano tem tudo para ter um crescimento bem mais acelerado na Bolsa e assim gerar maior lucratividade.

O analista de investimentos da corretora Rico, Thiago Salomão, afirma que a renda fixa acabou se tornando muito menos atrativa aos olhos das pessoas, mas é importante mencionar que ela continua possuindo uma boa segurança em comparação com a renda variável, por isso, para uma opção de reserva de emergência ela ainda continua sendo uma boa opção.

Quando você já possui a reserva de emergência chega o momento de começar a diversificar o seu portfólio, isso pode começar através de uma boa análise dos rendimentos das empresas privadas que começaram a superaquecer o mercado com a emissão de títulos por conta da baixa da Selic.

É através dessas oportunidades que você pode e deve começar a render o seu investimento, claro que com análises bem criteriosas e levando sempre em consideração o seu objetivo, fique sempre com o alerta ligado em relação à empresa que oferece o título, em quase todas as opções de investimentos, quanto maior a rentabilidade do produto maior é o risco.

Leia também:  Investimentos - Silver Lake pretende comprar participação minoritária da Locaweb

Por isso, antes de tudo comece a analisar se você está mesmo disposto a se meter em investimentos de alto risco em troca de um possível retorno maior. Compre sempre debêntures de várias empresas, umas com mais outras com menos riscos, evitando assim o maior erro da maioria dos investidores que é o de não diversificar a carteira.

Raiza Pereira da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *