Diferenças do Dólar Comercial, Turismo e Paralelo



Saiba aqui quais são as diferenças entre o Dólar Comercial, Turismo e Paralelo.

O manuseio relacionado com moedas estrangeiras exige de seus interessados um cuidado grande em relação às suas aplicações econômicas, bem como quanto às pretensões de cada investidor.

Neste caso, uma das análises iniciais que devem ser feitas quando se pretende atuar no mercado de câmbio refere-se às diferenças entre dólar comercial, dólar turismo e paralelo, que serão apresentadas em seguida neste artigo.



Aspectos básicos relacionados com dólar comercial

O dólar comercial é considerado como uma referência no mercado nacional sendo adotada como parâmetro para que bancos e empresas diversas determinem suas posições no mercado externo.

Este tipo de câmbio também é praticado por organizações públicas e, também, privadas para determinar as regras e as quantidades de remessa de capitais a serem enviados ou retirados de determinado local.

Mas o dólar comercial também é utilizado em transações efetuadas por pessoas físicas quanto a pagamentos relacionados com serviços variados, envios de recursos para manutenção de quem reside no exterior e outras transações a ele vinculadas.



Em decorrência da sua grande utilidade, as taxas vinculadas com dólar comercial variam de forma intensa sendo a sua média calculada ao final de cada dia de acordo com a média de todas as operações a ele relacionadas que foram feitas no mercado neste período analisado.

Veja também:  Compra da Liquigás pela Ultragaz é reprovada pelo Cade

Devido a isso, ocorre a utilização da chamada Ptax, a qual fixa a cotação do dólar comercial para determinado dia sendo formada pelos valores apurados das seguintes negociações:

· Importação e exportação

· Compra e venda realizada entre os bancos

· Compra e venda realizada pelo setor financeiro das empresas

Nesta situação, a cotação relacionada com o dólar comercial é determinada pelo mercado em geral, mas o Banco Central do Brasil tem capacidade de intervenção como a execução de compra ou venda de determinada moeda para manter uma situação estável de seu valor.

Itens delimitados quanto ao dólar turismo

O dólar turismo é conceituado como aquele adotado em operações voltadas para compra e venda desta moeda com foco para viagens destinadas ao exterior, além de despesas em geral vinculadas com atividades turísticas diversas.

Em geral, a taxa do dólar turismo é maior que aquela praticada no dólar comercial, porque ocorre a inclusão dos custos relacionados com sua emissão desde a importação do papel-moeda até taxas vinculadas com sua colocação em corretoras de câmbio especializadas.

Veja também:  PIS 2017 - Consultar o Saldo, Quem tem Direito

Um ponto relevante quanto ao dólar turismo diz respeito às moedas exóticas as quais pela sua menor negociação no mercado tem sua taxa de câmbio com uma diferença ainda maior quando comparada com o dólar comercial encontrado.

Por isso, a manutenção de uma moeda do tipo exótica em estoque pelos bancos tem um risco maior pela reduzida demanda em sua procura com oscilações maiores entre sua compra e a aquisição pelos clientes levando, assim, a um aumento de sua cotação para superar estes perigos identificados.

Considerações importantes funcionamento dólar paralelo

Por último, o dólar paralelo é considerado como um mercado de câmbio do tipo não oficial considerado ilegal porque ocorre sem a supervisão do Banco Central do Brasil.

As transações relacionadas com este tipo de câmbio para dólar movimentam uma quantidade elevada de dinheiro sempre em meios não oficiais, sendo considerado, por isso, como uma atividade clandestina e perigosa que pode sujeitar os seus responsáveis a penalidades previstas na lei.

Veja também:  Pagamento INSS 2018 - Calendário

Por isso, as negociações em dólar paralelo geralmente dizem respeito a atividade como tráfico de drogas, sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, sendo preciso sempre buscar corretoras de câmbio credenciadas devidamente pelo Banco Central do Brasil.

Conclusão

Assim, ao conhecer de forma detalhada as diferenças entre dólar comercial, dólar turismo e paralelo os investimentos relacionados com esta modalidade de moeda podem ser efetuados com uma consciência maior e tendo resultados mais eficientes.

Ana Camila Neves Morais



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *