Com a notícia de que o ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado a cumprir 9 anos de prisão, pelo juiz Sérgio Moro, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo acabou fechando em alta nesta quarta-feira, dia 12 de julho de 2017.
O Ibovespa já estava apresentando uma trajetória positiva neste dia que é posterior à aprovação da reforma trabalhista no país, pelo Senado, aumentando a alta no começo da tarde.
O índice aumentou 1,57%, chegando aos 64.835 pontos. Na semana e neste mês, a bolsa tem, respectivamente, acumulado alta de 4,03% e 3,08%. No ano, existe um avanço de 7,65%. Quanto aos destaques, a Petrobras aparece entre as principais altas, aumentando 3,9% nas ações ordinárias e 4,95% nas ações preferenciais.
O mercado de câmbio também apresentou um efeito parecido. O dólar, que já diminui para cerca de R$ 3,23, fechou em R$ 3,20.
De acordo com especialistas entrevistados pelo site do G1, diante dos desdobramentos da denúncia contra o atual presidente, Michel Temer, os mercados não apresentaram reações com tanta força. A condenação do ex-presidente Lula indica para o mercado que a operação Lava Jato, de fato, possui efeitos reais, caindo por terra as dúvidas sobre a capacidade do juiz Moro de fazer a condenação de uma grande figura pública.
É preciso ter em mente que a decisão do juiz Sérgio Moro traz ainda mais incertezas no que se refere cenário político e econômico do Brasil, de acordo com especialistas, tendo em mente que torna maiores as chances de que demais figuras políticas que estão hoje no poder também possam ser condenadas, o que inclui o atual presidente do Brasil, Michel Temer.
Antes que fosse divulgada a notícia da condenação do ex-presidente Lula, o mercado já apresentava reflexos da aprovação da reforma trabalhista, que foi feita pelo Senado Federal. Na véspera dessa aprovação, o Ibovespa chegou a 1,28%, alcançando os 63.832 pontos. Por mais que tenha apresentando uma alta maior que 1% pelo segundo dia consecutivo, os operadores afirmam que ainda é muito cedo para dar certezas de que o mercado está ingressando em uma tendência de alta.
Por Iris Gonçalves
Com a temporada de declaração do IR a todo vapor, conheça os critérios e dicas essenciais para declarar seus investimentos… Leia Mais
Keltner Channels são uma ferramenta de análise técnica usada para identificar tendências e potenciais pontos de reversão no preço de… Leia Mais
Com o prazo do IR 2024 se aproximando, entender como declarar suas ações negociadas na Bolsa de Valores tornou-se essencial.… Leia Mais
O Índice Bovespa (IBOV), também conhecido como Ibovespa, é a principal referência do mercado de ações na bolsa de valores… Leia Mais
O Ibovespa é o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e representa a variação de… Leia Mais
Bolsa de Valores teve uma valorização de quase 17% nos últimos 30 dias e a tendência é de mais alta… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies