A carteira digital é um sistema, um software onde são armazenadas chaves públicas e privadas. Elas permitem que o usuário envie e receba uma moeda digital. Para utilizar a moeda digital Bitcoin ou qualquer outra moeda digital é necessário ter uma carteira digital. Será com a carteira digital que o usuário poderá checar o seu saldo, enviar e receber fundos, além de realizar operações financeiras. Assim como você protege sua carteira em dinheiro fazendo com que fique pouco dinheiro em espécie, o mesmo deve ocorrer para a carteira digital, deixar pouca quantidade de Bitcoin armazenado em seu computador ou outro aparelho digital.
Nossa dica é usar o Electrum, que armazenará sua carteira como um arquivo em seu computador, mas permitindo fazer cópias. Caso você tenha uma grande quantia, o uso de uma carteira em hardware, como Ledger Nano S ou Trezor são recomendados.
Para você entender como funciona, o sistema Bitcoin (assim como a maioria das outras moedas digitais, como Ethereum), funciona com base em criptografia, onde há uma chave pública (o seu endereço, que você divulga para receber pagamentos) e uma privada, que é como se fosse a chave do seu cofre, e que deve ser mantida com a máxima segurança.
Se você perder ou “esquecer” a chave privada (a chave do cofre), você nem ninguém mais conseguirá ter acesso aos seus fundos. Se alguém conseguir ter acesso a ela, esta pessoa poderá roubar seus fundos. Portanto, mantenha tudo sob a máxima segurança.
Copie sempre os dados de sua carteira em um disco externo, com o backup ficará protegido de alguma falha no sistema ou humana. Ao salvar os dados é possível recuperar seu wallet, em caso de ter seu celular ou computador roubado. Uma boa prática é criptografar os backups, para caso ocorra de ser infectado por algum software malicioso. Use diferentes armazenamentos como pendrives, documentos ou mídias. Também vale guardar sua senha e frase de recuperação em documentos em papel, mantidos fora dos computadores.
Isso vale inclusive para carteiras em hardware, como Ledger e Trezor.
É necessário sempre salvar os dados da sua carteira e organizar os armazenamentos, sempre quando houver alguma mudança de endereços de Bitcoin. Verifique se todos os endereços criados estão inclusos no armazenamento.
Faça uso de senhas que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (ex.: kstGvWz20AE_AF00&), também pode ser usado senha de várias palavras, podendo ser em outros idiomas, porém, não esqueça dos caracteres. Senhas simples demais podem ser vulneráveis de serem descobertas. É necessário que sua senha tenha no mínimo de 12 a 16 caracteres. Lembrando que existem programas criados especificamente para criar senha. É importante que a senha seja difícil. É fundamental que anote sua senha em um local seguro, caso venha esquecer a sequência, seu saldo será perdido permanentemente. Existe limite para recuperação de senha com Bitcoin, sendo diferente dos bancos.
Atualizar o software Bitcoin possibilitará receber as correções estáveis, as atualizações são importantes pelo fato de prevenir alguns problemas, também irá incluir novas funcionalidades que ajudaram em manter a carteira protegida.
Gisele Alves de Brito
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?