É comum ouvirmos falar do impacto da inflação nos preços de nossos serviços e produtos, mas é incomum que saibamos a origem dessa relação.
Quando se trata de abordar o cenário econômico de uma região ou país, a palavra “inflação” é sempre citada como um fator negativo, que inibe o poder de compra dos consumidores e dispara os preços da mercadoria, desvalorizando a moeda local e tornando assim a vida do trabalhador mais complicado, já que o salário dele não é reajustado de acordo com os índices de subida de inflação. Claro que parece muito mais simples apenas realizar esse ajuste, mas isso exigiria movimentação monetária tamanha. A pergunta aqui é: o que causa a subida da inflação? Quais são os fatores que desvalorizam nosso dinheiro e nos fazem comprar menos que ontem com a mesma quantidade de dinheiro?
Um aumento da emissão de papel-moeda realizada pelo Governo, seja para realizar a cobertura de gastos do Estado ou por qualquer outra razão, é uma causa de aumento de inflação. Nesse caso, existe maior volume de moeda em circulação, mas não acontece nenhum aumento de riqueza ou de produção, assim é exigida uma maior quantidade de dinheiro para consumir a mesma quantidade de produtos.
Outra causa de inflação é a demanda por produtos, isto é, quando o consumo aumenta de tal forma que se torna maior que a capacidade de produção da região. Acontece da seguinte forma: o consumidor tem poder de compra muito maior do que há disponível para vender, portanto aumentam-se os preços para que se compre a quantidade que há disponível.
A inflação também pode acontecer quando o custo da produção sobe muito, causando o mesmo efeito de desequilíbrio, porque é necessário elevar o preço dos produtos para que compense o processo produtivo.
Quanto menor o índice de inflação, maior é a estabilidade da moeda, portanto, se a inflação está medida em zero, entende-se que existe equilíbrio estabelecendo o valor da moeda, fazendo com que os preços não flutuem de maneira drástica, afetando a vida de milhões de trabalhadores.
Por Carolina B.
Com a temporada de declaração do IR a todo vapor, conheça os critérios e dicas essenciais para declarar seus investimentos… Leia Mais
Keltner Channels são uma ferramenta de análise técnica usada para identificar tendências e potenciais pontos de reversão no preço de… Leia Mais
Com o prazo do IR 2024 se aproximando, entender como declarar suas ações negociadas na Bolsa de Valores tornou-se essencial.… Leia Mais
O Índice Bovespa (IBOV), também conhecido como Ibovespa, é a principal referência do mercado de ações na bolsa de valores… Leia Mais
O Ibovespa é o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e representa a variação de… Leia Mais
Bolsa de Valores teve uma valorização de quase 17% nos últimos 30 dias e a tendência é de mais alta… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies