O Banco Central (BC) divulgou no dia 15 de março o ranking de queixas de clientes contra bancos brasileiros, referente ao primeiro bimestre de 2017 (janeiro e fevereiro). Nesse sentido, o Bradesco lidera a lista com o número de 1.598 reclamações reguladas procedentes, índice de 17,28%. No último período verificado, o banco teve a mesma posição, seguido do Santander.
As demais posições atuais são ocupadas respectivamente pelas seguintes instituições:
· Segundo lugar: conglomerado do Banco do Brasil (1.024 reclamações e índice de 17,25%).
· Terceiro lugar: conglomerado da Caixa Econômica Federal (1.286 reclamações e índice de 15,37%).
· Quarto lugar: conglomerado do Santander (514 reclamações e índice de 13,75%).
· Quinto lugar: conglomerado Itaú (790 reclamações e índice de 11,54%).
Assim, de acordo com o levantamento, o Santander reduziu significativamente o número de reclamações junto ao BC, saindo da segunda posição para o quarto lugar.
A maioria das reclamações estão relacionadas a irregularidades, como ocorre em transações com falhas humanas ou quanto à não realização de débito automático. Em seguida, estão queixas referentes à falta de informação sobre produtos e serviços. Por fim, encontra-se problemas relacionados ao débito não autorizado.
Para desenvolver o ranking, o BC avaliou queixas apenas de instituições que possuem mais de 4 milhões de clientes. Foi computado o total de 6.008 reclamações contra 7.169 avaliadas no último período (novembro/dezembro de 2016). Esse conjunto de queixas refere-se apenas àquelas que desrespeitam as regras do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Para desenvolver a lista, são levados em consideração somente clientes com depósito em conta corrente ou poupança, que são cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que têm operações de crédito ou outras opções de depósito não incluídos pelo FGC. Sendo assim, para definir as posições e índices, o BC considera o número de reclamações procedentes, dividindo-as pelo número de cliente que a instituição possui e multiplica o valor obtido por 1 milhão.
As queixas podem ser feitas por qualquer cidadão tanto pela internet, no site oficial do BC, quanto através de atendimento telefônico, por meio do número 145. Elas funcionam como base para fiscalização e regulação do sistema financeiro no Brasil. Porém, o órgão não tem competência legal para intervir em questões individuais de cada usuário de serviços prestados por essas instituições.
Camilla Silva
Com a temporada de declaração do IR a todo vapor, conheça os critérios e dicas essenciais para declarar seus investimentos… Leia Mais
Keltner Channels são uma ferramenta de análise técnica usada para identificar tendências e potenciais pontos de reversão no preço de… Leia Mais
Com o prazo do IR 2024 se aproximando, entender como declarar suas ações negociadas na Bolsa de Valores tornou-se essencial.… Leia Mais
O Índice Bovespa (IBOV), também conhecido como Ibovespa, é a principal referência do mercado de ações na bolsa de valores… Leia Mais
O Ibovespa é o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e representa a variação de… Leia Mais
Bolsa de Valores teve uma valorização de quase 17% nos últimos 30 dias e a tendência é de mais alta… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies