Dúvidas Frequentes sobre o saque das Contas Inativas do FGTS




Confira as principais informações sobre o saque das contas inativas do FGTS.

Você está com dúvidas sobre o FGTS?

Leia este artigo e saiba tudo o que envolve o FGTS, inclusive o FGTS de contas inativas.


O que significa FGTS, o que ele é?

FGTS significa Fundo Garantidor por Tempo de Serviço. Como o próprio nome diz ele é um fundo criado para garantir ao trabalhador de carteira registrada um auxílio financeiro em casos de demissão sem justa causa.

Para que o trabalhador nesses casos tenha esse direito, os empregadores mensalmente devem fazer depósitos em contas abertas nos nomes de seus funcionários, correspondendo a 8% do salário registrado na carteira.

Veja também:  Programa IRPF 2018 - Download

E o que é Conta Inativa do FGTS?

Quando o funcionário que possui a carteira de trabalho assinada é demitido por justa causa ou pedi demissão, ele não possui o direito do FGTS. Dessa forma, esse dinheiro fica “parado” em sua conta que passa a ficar “inativa”, pois não recebe mais depósitos. Contudo esse saldo pertence ao trabalhador dono da conta e quando ele se aposenta tem o direito de sacá-lo.


Mas como saber quem tem algum saldo de FGTS inativo?

Terão direito a esse saldo, cidadãos que tenham trabalhado com carteira de trabalho devidamente assinada e que tenham pedido demissão ou foram demitidos com justa causa até o período de 31 de dezembro do ano de 2015, ou ainda, que estejam há mais de três anos sem registro em carteira.

Veja também:  Compra da Liquigás pela Ultragaz é reprovada pelo Cade

Para quem tem esse direito, quando o saque poderá ser feito?

A Caixa Econômica Federal para organizar e otimizar o processo de pagamentos desenvolveu um calendário que organiza os vencimentos considerando a data de nascimento dos mesmos. Os saques serão liberados a partir do dia 10 de março, para aqueles que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março. Já os outros recebem de acordo com essa sequência.

Quando chegar a data para o saque, onde e que documentos levar?

Na data determinada pelo calendário, o beneficiado pode procurar agências da Caixa, casas lotéricas ou postos de autoatendimento. Os documentos necessários são: documento com foto, carteira de trabalho e cartão cidadão.

Como fazer para obter informações pelo Celular?

Para acompanhar o andamento do FGTS, como valores atuais e juros, é preciso baixar em aparelhos smartphone o aplicativo da Caixa. Acesse www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/Paginas/default.aspx#como-acessar.

Veja também:  IRPF 2018 - Como Declarar FGTS Inativo

Como atualizar seu endereço?

Caso ocorra alguma modificação em seu cadastro pessoal ou endereço, acesse a página https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS, preencha os campos vazios com o número do NIS ( PIS/PASEP) informe a senha do cartão cidadão.

Em casos de dúvidas acesse www.caixa.gov.br/contasinativas.

Por Sirlene Montes

FGTS



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *