Todo mundo sabe que se deixar o boleto passar da data de vencimento, o mesmo só poderá ser pago no banco que o emitiu, o que geralmente causa muitos transtornos para as pessoas, até mesmo por enfrentar longas filas e o tempo perdido com deslocamento, haja visto que nem sempre moramos perto de um banco.
A Federação Brasileira dos Bancos acabou de noticiar que isso vai acabar a partir de março desse ano, pois todos os correspondentes bancários e até os bancos que aderirem a nova plataforma de pagamento poderão aceitar qualquer boleto vencido, independente do banco no qual foi emitido.
Segundo o representante da Febraban, Walter Tadeu de Faria, a nova plataforma, que ainda está em fase de testes, trará inúmeros benefícios para o consumidor e para toda a sociedade como um todo, pois vai facilitar e muito o pagamento de boletos vencidos, além de evitar o envio de boletos que não foram autorizados, diminuindo os transtornos.
Ainda de acordo com o representante, o sistema estava um tanto arcaico e funcionava dessa maneira há mais de duas décadas, precisando de uma atualização urgente.
Além da mudança do pagamento podendo ser feito em qualquer agência bancária após o vencimento, o novo sistema vai permitir identificar o CPF ou CNPJ do pagador, o que vai facilitar o rastreamento dos pagamentos.
Todo o pagamento que o cliente fizer será feito uma consulta o novo sistema com o objetivo de checagem da veracidade das informações e se todas as informações do boleto coincidirem com a do sistema que será implantado, a operação será concluída. Caso as informações do cliente não estiverem de acordo com a do novo sistema, a transação não será validada e o boleto não será pago, devendo o consumidor pagar o boleto vencido exclusivamente no banco emitente do mesmo, pois somente essa instituição é que terá permissão para verificar as informações do cliente e realizar os pagamentos.
Todas as pessoas estão apreensivas se esse novo sistema relamente trará benefícios para quem precisar desse serviço, pois no Brasil, o que é bom e realmente funciona, o governo tira de cena ou cancela. Quem viver, verá.
Rodrigo Souza de Jesus
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?