EBITDA – O que é e Como Calcular

  

  

Saiba aqui o que é e como calcular o EBITDA.

Quanto vale a minha empresa? Essa é uma dúvida muito comum tanto aos empresários com seus negócios já consolidados, como aos aspirantes a empresários e suas ideias inovadoras. O conceito é complexo e não há fórmula pronta, o que há são alguns métodos de se medir e alguns critérios a serem levados em conta na hora de saber qual é o valor de uma empresa, por quanto ela seria vendida.

A sigla EBITDA vem do inglês “earnings before interests, taxes, depreciation and amortization” e significa literalmente “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. É uma das fórmulas mais eficazes de se medir a real capacidade que uma empresa tem de ser lucrativa.


O índice é obtido quando se excluem as despesas operacionais – como é o caso da contabilização a amortização de pagamento de empréstimos ou dívidas e os juros que deles advêm; a depreciação de máquinas, equipamentos e instalações que são utilizados; imposto de renda, por exemplo – do lucro bruto da empresa.

Veja também:  Programa IRPF 2018 - Download

Exemplifiquemos: se uma empresa fatura 5 milhões e tem 100 mil de EBITDA e outra empresa fatura o mesmo tanto, mas tem 700 mil de EBITDA, isso quer dizer que a segunda empresa tem mais capacidade de gerar lucro do que a primeira, ou seja, têm valores diferentes.

Ao multiplicarmos o EBITDA pelo múltiplo da indústria – ou seja, o valor pelo qual a empresa foi comprada sobre o EBITDA, não somente chegamos ao seu valor atual de mercado, mas à lógica do mercado, o que vem sendo mais valorizado em números, um indicador financeiro muito eficaz.

  

O EBITDA é um dos índices mais usados na administração financeira de um modo geral. Aplicá-lo junto a outros indicadores importantes não apenas traz uma análise mais completa da real situação de uma empresa, mas serve para averiguar seu horizonte financeiro. Pode ser também utilizado na análise da origem dos resultados das empresas, sendo, pois, mais preciso no cálculo de sua produtividade e eficiência de seu negócio. No quesito percentual de vendas, o EBITDA serve para comparar as empresas com relação a sua eficiência em certo segmento do mercado.

Veja também:  Diferenças do Dólar Comercial, Turismo e Paralelo

As variações que ocorrem do EBITDA de um ano para outro deixa claro para os seus investidores se uma empresa conseguiu ou não ser mais eficiente ou produtiva, fazendo com que ela valha mais ou menos aos olhos de seus possíveis compradores, seus investidores.

Flávia Figueirêdo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *