Bom, Bom, Bom! Négocio.com! Desapega, desapega: OLX!
O trecho do comercial do site de classificados bomnegocio.com ficou marcado na memória de todos. Quem não se lembra das propagandas criativas e até dos escândalos envolvendo as analogias propagandistas do site de vendas colaborativas bomnegocio.com? Um sucesso de marketing nacional, um nome intuitivo e uma explosão de adeptos. Claro que nenhuma empresa ganha notoriedade em vão e logo vieram propostas de venda e fusão. Consequência do sucesso, não um problema! O método funcionava, os anúncios eram gerados de forma democrática e autônoma, o contato e a possibilidade de negociar com o anunciante era um diferencial do líder no mercado naquele tempo, o site sul-americano que não permitia essa elasticidade na negociação. Ao invés de anunciar em sites aleatórios e com pouca visibilidade, o bomnegocio.com listava o país inteiro ao fim de um clique.
Para compreendermos melhor o que houve é preciso esclarecer que tanto a OLX quanto a bomnegócio.com são produtos de empresas estrangeiras, sendo representados respectivamente pela sul-africana Naspers (gestora da OLX) e empresa norueguesa Schibsted (gestora do bomnegocio.com). O que houve de fato não foi uma venda, foi uma fusão!
Vale lembrar a diferença ade aquisição e fusão de empresas: na aquisição, um prepondera sobre a outra, tornando-a extinta e absorvendo capital, ações, patrimônio e identidade. Fusão é quando duas empresas de porte parecido se complementam e geram uma terceira, deixando de haver as anteriores e sem prevalência de nenhuma delas ou ainda quando se incorporam. No processo de fusão as ações e o capital combinam-se em prol de uma nova identidade jurídica, com mais força e poder de atuação e podendo até manter inalterado o poder administrativo das anteriores. Além disso, na fusão a moeda é acionária, através de permuta de ações.
Com esse processo de fusão, que teve início no fim de 2014 e concluiu-se no início de 2015, a bomnegócio.com passa a ser veiculada como OLX e os usuários foram automaticamente transferidos.
O mercado de comércio colaborativo online movimenta milhões. A movimentação diária de usuários faz do site de classificados um excelente painel de propagandas e produtos com anúncios "premium". No fim, todos ganham: o usuário que deseja vender, conta um site poderoso e abrangente, o visitante que deseja comprar tem a certeza de que ali ele encontrará o que precisa reunido em um lugar só e com chances de comparação, os anunciantes ganham com a visibilidade e a empresa ganha em popularidade! Não há desvantagem, continua sendo um BOM NEGÓCIO!
Gracieli Borges Ferreira
Com a temporada de declaração do IR a todo vapor, conheça os critérios e dicas essenciais para declarar seus investimentos… Leia Mais
Keltner Channels são uma ferramenta de análise técnica usada para identificar tendências e potenciais pontos de reversão no preço de… Leia Mais
Com o prazo do IR 2024 se aproximando, entender como declarar suas ações negociadas na Bolsa de Valores tornou-se essencial.… Leia Mais
O Índice Bovespa (IBOV), também conhecido como Ibovespa, é a principal referência do mercado de ações na bolsa de valores… Leia Mais
O Ibovespa é o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e representa a variação de… Leia Mais
Bolsa de Valores teve uma valorização de quase 17% nos últimos 30 dias e a tendência é de mais alta… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies