Fusão dos sites Bom Negócio.com e OLX

Saiba mais sobre a fusão dos sites Bom Negócio.com e OLX.

Bom, Bom, Bom! Négocio.com! Desapega, desapega: OLX!

O trecho do comercial do site de classificados bomnegocio.com ficou marcado na memória de todos. Quem não se lembra das propagandas criativas e até dos escândalos envolvendo as analogias propagandistas do site de vendas colaborativas bomnegocio.com? Um sucesso de marketing nacional, um nome intuitivo e uma explosão de adeptos. Claro que nenhuma empresa ganha notoriedade em vão e logo vieram propostas de venda e fusão. Consequência do sucesso, não um problema! O método funcionava, os anúncios eram gerados de forma democrática e autônoma, o contato e a possibilidade de negociar com o anunciante era um diferencial do líder no mercado naquele tempo, o site sul-americano que não permitia essa elasticidade na negociação. Ao invés de anunciar em sites aleatórios e com pouca visibilidade, o bomnegocio.com listava o país inteiro ao fim de um clique.

Para compreendermos melhor o que houve é preciso esclarecer que tanto a OLX quanto a bomnegócio.com são produtos de empresas estrangeiras, sendo representados respectivamente pela sul-africana Naspers (gestora da OLX) e empresa norueguesa Schibsted (gestora do bomnegocio.com). O que houve de fato não foi uma venda, foi uma fusão!

Vale lembrar a diferença ade aquisição e fusão de empresas: na aquisição, um prepondera sobre a outra, tornando-a extinta e absorvendo capital, ações, patrimônio e identidade. Fusão é quando duas empresas de porte parecido se complementam e geram uma terceira, deixando de haver as anteriores e sem prevalência de nenhuma delas ou ainda quando se incorporam. No processo de fusão as ações e o capital combinam-se em prol de uma nova identidade jurídica, com mais força e poder de atuação e podendo até manter inalterado o poder administrativo das anteriores. Além disso, na fusão a moeda é acionária, através de permuta de ações.

Com esse processo de fusão, que teve início no fim de 2014 e concluiu-se no início de 2015, a bomnegócio.com passa a ser veiculada como OLX e os usuários foram automaticamente transferidos.

O mercado de comércio colaborativo online movimenta milhões. A movimentação diária de usuários faz do site de classificados um excelente painel de propagandas e produtos com anúncios "premium". No fim, todos ganham: o usuário que deseja vender, conta um site poderoso e abrangente, o visitante que deseja comprar tem a certeza de que ali ele encontrará o que precisa reunido em um lugar só e com chances de comparação, os anunciantes ganham com a visibilidade e a empresa ganha em popularidade! Não há desvantagem, continua sendo um BOM NEGÓCIO!

Gracieli Borges Ferreira

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