Os doces têm um lugar especial na vida de quase todo mundo, desde as crianças mais jovens até os adultos, ninguém dispensa um docinho de vez em quando. É por isso que o setor é um dos que tem mais possibilidades de crescimento, apesar do cenário difícil no país. Entre todas as guloseimas comercializadas, uma das categorias que ganhou mais destaque nos últimos tempos foi a dos candies, que inclui chicletes, balas de goma, confeitos e outras coisinhas açucaradas.
O chocolate sempre foi o queridinho dos brasileiros, mas com as dificuldades econômicas trazidas pela crise está ficando mais difícil consumi-lo e até sua produção anda caindo. Os candies, no entanto, ganham cada vez mais espaço no varejo. No setor de chicletes, por exemplo, o Brasil já está entre os 5 maiores consumidores, com 48,4 mil de toneladas vendidas, de acordo com dados da Euromonitor. Durante os últimos anos a população brasileira experimentou uma melhora de distribuição de renda, que fez com que a classe média aumentasse. Sua consequência foi aumento no consumo de produtos com maior valor agregado, categoria à qual os candies pertencem. Mesmo quando a economia começou a piorar, a família brasileira não abriu mão de seus doces. Como as guloseimas tem um custo razoavelmente baixo, o consumidor nem sempre deixa de comprá-las. Confeitos também devem ganhar destaque na loja já que, durante o período de crise, consumidores farão cada vez mais doces em casa.
Prova disso é o crescimento identificado por uma pesquisa da Nielsen. De acordo com os dados, a categoria de balas cresceu 9,6% entre os anos de 2014 e 2015. Durante o mesmo período, a categoria de chicletes teve crescimento de 1,8%. Em período de crise em que a tendência é de estagnação, as categorias de candies permanecem firmes nas vendas. Anualmente o setor gera um volume de vendas de 12 bilhões de reais, de acordo com dados da Euromonitor. Com a esperança de que essas vendas aumentem ainda mais, muitos varejistas já começam a investir em candies.
Mesmo com um produto com alta demanda, o varejista deve elaborar uma estratégia para maximizar suas vendas. No caso dos candies, um dos fatores mais importantes para a venda é a exposição. O produto pode ser o melhor do mundo, mas se estiver no lugar errado da loja não atingirá todo seu potencial. Quando for pensar onde deve deixar seus candies, não tenha dúvida: perto dos caixas é o melhor lugar. Essa posição é vantajosa porque incentiva a compra por impulso, quando o consumidor não pensa muito antes de adquirir a mercadoria. Também é importante que os doces fiquem na altura dos olhos tanto de adultos quanto de crianças para chamar a atenção. Tire vantagem de outras áreas da loja que atraiam públicos infantis, como seções de brinquedos e biscoitos. Colocar candies nessas partes pode ajudar a aumentar as vendas, já que o produto estará próximo dos pequenos. A separação dos candies também influencia na estratégia. Tente deixá-los separados em categorias, facilitando a escolha do consumidor. Por fim, é ideal acompanhar as tendências de cada época do ano. Durante o período de festas juninas, por exemplo, confeitos e docinhos temáticos são alguns dos que mais vendem, porém isso não acontecerá na Páscoa ou no Natal.
Confeitos também devem ganhar destaque na loja já que, durante o período de crise, consumidores farão cada vez mais doces em casa. Para atender a essa demanda, a Barion possui uma linha de balas de goma e confeitos que chama atenção principalmente pela qualidade. Investindo nas ferramentas certas de exposição e utilizando os melhores produtos, conquistar o consumidor é tarefa fácil.
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