Uso de mapas de produtividade na Agricultura de Precisão



Cada vez mais a tecnologia torna-se parte da vida, e no setor do agronegócio não é exceção. A agricultura de precisão já começou a se tornar uma tendência e exigência para qualquer um que queira garantir competitividade para sua produção.



Como já é conhecido o solo de um terreno não é uniforme. Existem diversas variabilidades em toda sua área que levam a níveis diferentes de produção em cada talhão. Devido a essas diferenças a produtividade de uma cultura pode ser bem mais baixa ou mais alta do que esperado. Para garantir que a cultura tenha o melhor resultado possível e que será utilizada a quantidade certa de insumos é importante investir num mapa de produtividade.

As informações obtidas por esse mapa mostram, em primeiro lugar, a variabilidade da produção de uma lavoura. Através da correta análise é possível realizar uma adubação mais exata do terreno para o próximo ciclo, sempre considerando quais pontos produziram mais ou menos resultados. Esse é o método mais seguro para determinar a variação de produtividade especialmente por levar em consideração os resultados da própria plantação e não somente os nutrientes que existem no solo.



Os dados utilizados na criação do mapa são coletados por sensores instalados no elevador da colhedora. Com eles é possível descobrir um valor aproximado de quanto a cultura está produzindo em cada zona do terreno. Isso gera um mapeamento de zonas de produção, em que o resultado da colheita é visível. Através desse mapeamento o agricultor deve criar estratégias para manejar o solo levando em consideração qual área possuiu melhor e pior resultado, decidindo maneiras de lidar com suas deficiências.

O mapa de produtividade é uma das melhores opções conhecidas na agricultura de precisão para compreender um terreno e suas possibilidades. Através dele o produtor agrícola consegue gerenciar e aplicar melhor seus insumos, alcançando melhores resultados.

Leia também:  IPCA poderá chegar a 5,4% em 2016

O InCeres investe em softwares de alta qualidade para criar mapas de produtividade em culturas de todos os tipos. Em segundos é possível visualizar o mapa de seu terreno e avaliar a produtividade de cada seção, tudo baseado em dados obtidos nas colhedoras. Entre em contato e saiba mais. 

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *