Tendências para a Agricultura de Precisão no Brasil

A agricultura de precisão é um tipo de prática agrícola que utiliza o princípio da variabilidade do solo para realizar a automação do campo. Essas técnicas foram introduzidas no Brasil durante a década de 1990, antes disso agricultores precisavam estimar a quantidade de insumos para seu terreno com valores médios.

O solo é uma massa irregular com variabilidade nos nutrientes, compactação, minerais e outros fatores. Por esse motivo as informações médias obtidas com amostragens não refletem a realidade da terra, fazendo com que a agricultura de precisão parecesse uma grande inovação tecnológica. Atualmente sabe-se que a agricultura de precisão não é uma solução mágica, suas tecnologias são incapazes de aplicar soluções diferenciadas para cada metro quadrado do terreno e conseguir resultados quase automáticos. Mas ela certamente é uma aliada importante da agricultura com suas extensas bases de dados para auxiliar nas decisões. De uma maneira geral, os dados obtidos através da agricultura de precisão podem gerar dois tipos de decisões: de gerenciamento de adubos baseando-se na variabilidade de nutrientes, ou de gerenciamento de reposição de insumos. O mercado brasileiro, por enquanto, tem utilizado mais estratégias que facilitem o gerenciamento de adubos e outros tipos de insumos agrícolas. Essa preferência acontece especialmente pelo grau de simplicidade dessas soluções, que também levam à economia de insumos. Espera-se que com a evolução das tecnologias e dos profissionais disponíveis no mercado, o gerenciamento de reposição comece a ganhar seu espaço.

Os produtos do setor que estão começando a ser desenvolvidos no Brasil terão de passar por desafios antes de serem aceitos. Mesmo assim, o desenvolvimento de agricultura de precisão já teve início no país. Empresas brasileiras têm tentado adaptar sensores, sistemas de posicionamento geográfico e monitoramento do campo para tecnologias existentes por aqui. Entre as novidades que surgiram nos últimos anos uma das que recebeu maior aceitação no Brasil foi um sistema conhecido como “barras de luz”. O sistema é feito para a aplicação em faixas paralelas e utiliza o DGPS para se orientar. Nos EUA esses sistemas também ganharam popularidade, assim como sistemas de esterçamento de veículos que também utilizam DGPS.

No Brasil o setor da agricultura de precisão enfrenta problemas causados especialmente pelo imediatismo dos produtores. Por estarem ansiosos para atender a suposta demanda por tecnologias, produtores tem dificuldade de fornecer equipamentos que atendam às reais necessidades do agricultor brasileiro. Outro problema no setor está na falta de resultados a curto prazo, frente ao investimento em agricultura de precisão. Com falta de incentivo, muitos agricultores brasileiros desistem de investir em tecnologias. Nos EUA algo semelhante ocorreu durante o estabelecimento do setor: muitos equipamentos surgiram no mercado para tratar lavouras, porém poucos conseguiram se destacar no mercado e atender às reais demandas. A melhor solução para os problemas enfrentados pela agricultura de precisão no país está na produção em massa de soluções. Dessa maneira é possível diminuir preços e incentivar a utilização por parte dos agricultores. A criação de uma rede de assistência técnica especializada também é importante, especialmente devido ao pouco conhecimento que os profissionais do campo possuem sobre as novas tecnologias. Para que produtores agrícolas façam o melhor uso das informações obtidas, é necessário que estejam sempre em contato com consultores especializados. Isso é possível ao criar uma rede de assistência que consiga conectar usuários de tecnologia com fornecedores. O consultor agrícola é o profissional ideal para fazer essa ligação, esse profissional autônomo deverá ajudar na análise de dados e tomada de decisões para fazer o melhor uso da agricultura de precisão.

Consultores também podem utilizar a tecnologia a seu favor. Com a utilização de sistemas como os disponibilizados pelo InCeres é possível diminuir custos e tempo de atendimento. Essas vantagens são essenciais para quem quer ganhar competitividade no mercado e melhorar sua relação com os clientes. 

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