Coleta e análise de dados para o agronegócio



Após a colheita, o solo deve ser preparado para o próximo plantio, o que implica na reposição de nutrientes e outros componentes químicos. É impossível realizar esse processo às cegas, sem conhecer o que já está presente ou o que ainda está faltando na terra. Por isso a coleta e análise de solo tem grande importância na agricultura.



Papel da amostragem

A amostragem é a quantidade de solo que o agricultor envia ao laboratório onde deve ser feita a análise. Essa amostra precisa ser capaz de representar a quantidade de elementos presentes na gleba da terra inteira. Por isso é necessário que, ao realizar a coleta, os procedimentos sejam seguidos com cuidado para garantir uma margem mínima de erro.

Isso implica também em relação aos materiais utilizados para retirar a amostra, que devem ser adequados à prática. Limpar e esterilizar os materiais antes de utilizá-los é importante para evitar contaminação das amostras coletadas.

Veja também:  Compra da Liquigás pela Ultragaz é reprovada pelo Cade

Vantagens da coleta e análise do solo

Antes de fazer qualquer planejamento para sua cultura o produtor deve decidir quais insumos e em qual quantidade pretende utilizar. A prática de adubar a terra sem conhecer suas carências pode até envenenar a plantação por excesso de vitaminas, o que pode levar à morte da cultura ou deixá-la vulnerável a doenças. Algumas plantas ficam mais propensas a pragas quando apresentam nutrientes em excesso, como o nitrogênio, por exemplo. Outras diminuem sua produtividade, caso bastante comum em plantas frutíferas.



O agricultor que utiliza corretamente as técnicas de coleta e análise de amostragem consegue, também, aumentar sua lucratividade. Plantas que estão num solo com a exata quantidade de nutrientes produzem muito mais. Também será possível diminuir o gasto com inseticidas ou agrotóxicos já que, com o tempo, tornam-se menos resistentes às pragas. Possuindo informações precisas sobre a gleba é muito mais fácil criar estratégias de aplicação de insumos, o que afeta diretamente na produtividade da cultura.

Veja também:  Como Consultar Saldo do PIS-PASEP na Internet

Para garantir resultados satisfatórios o ideal é aliar as técnicas de análise de solo com a tecnologia da agricultura de precisão. Softwares de manejo de culturas são essenciais para auxiliar o produtor no processo de decisão. Esse tipo de ferramenta, em segundos, é capaz de gerar relatórios baseada nos dados obtidos, economizando tempo e propiciando maior confiabilidade nos resultados.

A InCeres oferece softwares de qualidade para manejo de lavouras que, aliado a uma boa análise de solo, aumentarão ainda mais a produtividade do agricultor. Conheça mais no site: http://www.inceres.com.br/.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *