A marca japonesa Toyota dominou novamente, pelo quarto ano consecutivo, as vendas de veículos ao redor do mundo no ano de 2015, atingindo uma cifra de 10,15 milhões de exemplares comercializados, segundo informações disponibilizadas pela AFP (Agência France Press).
A montadora alemã Volkswagen chegou a liderar o segmento durante todo o primeiro semestre, porém, Toyota conseguiu manter sua hegemonia, se recuperando diante da marca concorrente, que foi afetada pela desaceleração da economia chinesa, país onde se concentra seu maior mercado e também pelo escândalo, onde a empresa adulterava a emissão de gases poluentes dos motores, por meio de um software.
O grupo germânico, que soma 12 marcas, entre elas Skoda, Audi, Scania e Porsche, comercializou 9,93 milhões de unidades neste último ano.
Já GM, General Motors, que esteve no topo das vendas por 70 anos, até ser ultrapassada pela Toyota no ano de 2008, ficou com a terceira posição, vendendo 9,8 milhões de unidades.
A montadora japonesa conseguiu manter a liderança e acabou superando a marca de 10 milhões somando todas suas marcas, como Hino, Toyota, Daihatsu e Lexus, apesar de ter um pequeno decréscimo de 0,8 % em suas vendas.
A empresa teve dificuldades especialmente em seu país, tendo uma diminuição em 6,5 pontos percentuais, em uma situação de frágil recuperação da terceira maior economia do mundo.
Antes desses números terem sido divulgados, o jornal econômico Nikkei anunciou uma possível aliança entre a Suzuki e a Toyota, que pretendem realizar uma aliança focada nas tecnologias verdes e nos modelos compactos, centrado nos mercados emergentes, assim como a Índia.
Porém, a Suzuki chegou a negar a ocorrência de uma aliança através de um comunicado, dizendo que a mesma não mantém conversações com a Toyota.
A montadora Suzuki, contabilizou em 2014, 2,8 milhões de automóveis vendidos, desconsiderando as motos. A mesma também já foi parceira de montadoras como Volkswagen e General Motors.
Nádia Neves
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