Foi confirmada a negociação sobre possível fusão entre a BM&FBovespa e a Cetip.
Os trabalhos de negociações para que a fusão aconteça, se forem bem sucedidos, serão bem interessantes para a BM&FBovespa evoluir no mercado da renda fixa, já que a sua presença ainda é pequena, mesmo com esforço para conseguir mais investidores. Dessa maneira a BM&FBovespa conseguiria amenizar suas quedas no mercado das ações, que tem apresentado baixa considerável na qualidade de negociação e saída também de várias empresas, por razão da falta de novas aberturas de capital. Vale lembrar que ambas as empresas têm planos de entrar nas áreas uma da outra. A vantagem para a Cetip seria conseguir uma parte do mercado de derivados, que é o que movimenta a BM&FBovespa e gera a maior parte de seus lucros.
A questão é que a proposta feita pela BM&FBovespa pode dificultar bastante a criação de uma nova bolsa de valores no Brasil. Ainda não foi informado se o objetivo da ICE em abrir uma nova bolsa irá continuar depois de ter sua participação bastante relevante na BM&FBovespa com a união. Essas operações também levarão a um crescimento da concentração do setor de serviços financeiros, que hoje é completamente controlado no setor de mercados capitais pela BM&Bovespa, que tem o domínio das negociações de ações dos derivativos. Nesse caso, é fundamental a análise do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Hoje a BM&FBovespa aguarda com R$ 450 milhões que adquiriu com a venda da parte que a CME tinha participação, valor que também pode ser utilizado na negociação da possível fusão,.
Enquanto a Cetip, em ação importante a parte, já afirmou que existe mesmo essas especulações, mas insistiu que até o momento, ainda não tem nenhuma proposta a respeito dos termos e codicionamentos de uma possível negociação.
Para mais informações e acompanhamento das próximas negociações, acesse ao site oficial da BM&FBovespa através do link www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br e também o Portal online da Cetip, através do endereço eletrônico www.cetip.com.br e acompanhe notícias diárias sobre essas duas grandes organizações que desempenham papéis tão importantes no mercado financeiro do nosso país.
Por Prisca Fontes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?