Importância da aprovação do Orçamento 2016 para o Brasil

  

  

Com a aprovação do Orçamento 2016 será possível recuperar o grau de investimento no Brasil e voltar a ter crescimento econômico.

A última quinta-feira, 15 de outubro, foi marcada por um resultado negativo na economia brasileira: a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota brasileira. Logo após o ocorrido, através de nota oficial, o Ministério da Fazenda destacou que confia na recuperação da economia brasileira e que um cenário de recuperação seria marcado pela aprovação do Orçamento 2016. Portanto, para o Ministério da Fazenda o cenário de crescimento pode voltar após a aprovação do Orçamento 2016.

O Ministério da Fazenda também fez questão de citar que a economia do país vem respondendo de forma positiva ao reequilíbrio das contas que foi colocado em prática em 2015. Dessa forma, o passo seguinte para a estabilização fiscal seria de fato a aprovação do orçamento 2016 que visa um resultado primário de 0,7% do PIB além de receitas adequadas ao atual momento.

Veja também:  Compra da Liquigás pela Ultragaz é reprovada pelo Cade

É importante destacar que no fim de agosto o governo enviou ao Congresso Nacional uma proposta para o orçamento de 2016. Entretanto, a estimativa desta proposta previa um déficit fiscal, algo que foi totalmente criticado tanto pelos parlamentares quanto pelos analistas. Na ocasião o país perdeu o chamado grau de investimentos, o selo de bom pagador, por parte da agência de risco Standard & Poors.

Após tal rejeição, o governo anunciou no meio de setembro uma nova proposta. Em tal proposta tivemos um pacote de alta de tributos que também contava com a proposta do retorno da chamada CPMF além de bloqueio de gastos. Tais medidas visam um superávit de R$ 43,8 bilhões, que representa 0,7% do PIB.

Veja também:  Diferenças do Dólar Comercial, Turismo e Paralelo

É importante destacar que, segundo o Governo Federal, a estabilização fiscal através de alta de tributos e contenção de gastos que devem ser mais visíveis na questão dos investimentos, será a grande oportunidade para a abertura de um caminho que visa à retomada da demanda, bem como a estabilização da moeda e redução dos prêmios de risco. Além disso, o governo também informa que tais medidas trarão bons resultados juntamente com a inflação, no crédito e nos juros.

  

Por Bruno Henrique

Recuperação da economia

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *