O Brasil está mergulhado em crise. E que os juros bancários são os maiores em 20 anos, de acordo com uma pesquisa feita pelo Procon. Esse é um número bastante alto, pois os juros do cheque especial alcançaram 12,28% no mês de outubro. Esse é a maior marca desde 1995 quando a taxa chegou ao valor de 12,58%.
Dos grupos bancários que foram analisados, no entanto, a Caixa Econômica foi a que teve o maior revés. Já em relação aos empréstimos em termos pessoais, o aumento dos juros foi de 6,27%, enquanto que no mês anterior, ou seja, setembro, o valor foi de 6,26%. O Procon afirmou que é preciso ficar atento a esses números, afinal os bancos estão entre os principais órgãos.
De acordo com o grupo de pesquisas em economia da UFC, Universidade Federal do Ceará, esses números já eram esperados por conta da situação complexa vivida pelo nosso país. Como foi informado, no entanto, esses são os maiores juros bancários dos últimos 20 anos. Além da Caixa Econômica Federal, outros bancos também participaram da pesquisa como o Banco do Brasil, Bradesco e Santander. O Bradesco elevou a taxa de 6,57% para 6,61% ao mês. Os outros bancos, por seu turno, conseguiram manter suas taxas. Essas notícias são importantes não apenas para os bancos, mas para todo o povo brasileiro, afinal a crise cresce a cada dia, e o Governo e a população querem resultados e mudanças. Sem contar que os bancos entraram em greve, o que dificulta ainda mais nossa situação.
Sete bancos passaram por essa avaliação, sendo que 1 elevou a taxa do empréstimo pessoal, 5 aumentaram o cheque especial e 1 não teve alterações. De todos, a alta maior ocorreu na Caixa, que foi de 10,35% para 11,38%.
Por Madson Lima de Oliveira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?