A busca de empresas porcrédito teve um aumento significativo no mês de janeiro de 2015, cerca de 12,3% de acordo com os registros do Serasa. De acordo com o comparativo realizado do mesmo período de 2014 a procura foi de 6,4%.
Acredita-se que a procura ocorreu devido às empresas quererem fazer a recomposição de seus estoques depois das festas de final de ano, fazendo com que a procura por crédito tivesse essa busca elevada.
Esta é a primeira vez que a procura por crédito superou o nível verificado do mesmo mês do ano passado.
O Serasa acredita que o crescimento da demanda ocorreu mais intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes.
De acordo com os dados, todos os setores econômicos registraram elevações na demanda por créditos no primeiro mês do ano. A maior alta ocorreu na indústria com cerca de 15,5% em comparação a dezembro.
No comércio chegou a 12,2% e no setor de serviços foi de 11,9% referente a dezembro de 2014.
Fazendo uma análise por região podemos identificar que os empresários da região Sul foram os que buscaram mais crédito em relação a dezembro, onde chegou a 13,8%.
Em seguida vemos a região Sudeste com 12,6% e Nordeste com 12,4%, no Centro-Oeste o aumento chegou a 10,5% e no Norte o aumento foi de 8,8%.
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Créditos é construído por cerca de 1,2 milhões de CNPJ consultados na base de dados do Serasa.
Diante a maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, acredita-se que as micro e pequenas empresas estejam buscando alternativas como o crédito mercantil. Uma vez que o crédito mercantil facilitaria e muito a questão de crédito para que essas empresas tenham condições de se manterem no mercado, já que estamos passando por esse momento difícil no mercado nacional.
Por André Escobar
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?