Previsões indicam que o PIB brasileiro deverá ser de -1,2% em 2015



As previsões sobre o Produto Interno Bruto brasileiro divulgadas no Boletim Focus são bem mais animadoras do que as realizadas pelos economistas do Banco HSBC. Em meio a uma economia desacelerada e um cenário internacional de incertezas devido aos escândalos e acontecimentos que têm assolado a política do Brasil, a situação do PIB pode ser bem mais preocupante do que tinha sido previsto pelo Focus.

As especulações sobre a real situação econômica do país são muitas, alguns especialistas acreditam que ela está estagnada e outros acham que ela está passando por uma etapa de restrições e baixas. Esta última opinião é a manifestada pelos economistas do HSBC. Conforme as informações achadas por eles, o desempenho do PIB para este ano deverá ser de -1,2% e não 0,5% como foi divulgado pelo boletim Focus. O boletim tinha estimado um PIB de zero este ano, porém os especialistas do banco encontraram um valor bem menos animador. O outro estudo não considerava os racionamentos que já estão acontecendo no país como o de energia elétrica e água, já neste do Banco eles foram considerados e agregados à conta que fechou em baixa de 1,2%. Ainda de acordo com os economistas do banco privado, este valor pode alcançar um valor bem menor caso o racionamento persistir por mais tempo. Explicam também que o valor de -1,2% foi alcançado calculando o PIB agora, se continuar a situação de escassez, o panorama do PIB poderá chegar ao valor de -2%. Caso este valor se confirme, muitas consequências econômicas ocorrerão, a taxa básica de juros (Selic) subirá dos 12,25% atuais para 13,5%, aumento do IPCA de 70 pontos em um ano e o dólar poderia alcançar um valor superior a R$ 3,00.

Leia também:  Petróleo - Alta na produção fará o preço diminuir em janeiro de 2012


A desvalorização do dólar e por consequência a desvalorização do Real são fatores de muita preocupação na indústria tanto pelas questões relacionadas à exportação e à importação, assim como a compra de matérias primas, entre outros aspectos. Não são somente estes resultados que preocupam, há também o risco de crédito que diminui.

Levando em consideração os resultados obtidos pelo HSBC, vê-se que o país está com a economia enfraquecida e sujeito a mudanças sérias ainda neste ano.



Por Melina Menezes

PIB

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *