Perspectivas econômicas da Zona do Euro tiveram leve melhora



As coisas estão indo bem na Europa, sobretudo na Zona do Euro, cujas perspectivas econômicas são mais animadoras, tendo em vista a baixa no preço do petróleo. Além do valor mais baixo, o Euro mais fraco e o programa de estímulo do Banco Central Europeu (BCE) foram determinantes para a boa notícia, informada pela Comissão Europeia, na quinta-feira, dia 5 de fevereiro de 2015.

Os executivos da EU – União Europeia – elevaram as projeções em relação ao crescimento da economia nos 19 países que adotaram o Euro como moeda. O crescimento do PIB dos membros será de 1,3% em 2015, frente à estimativa anterior de 1,1% em novembro. Além disso, a perspectiva também é maior para 2016, quando a expansão esperada será de 1,7%. Ano passado o crescimento desses países foi de 0,8%, segundo dados da Comissão.



O comissário para Assuntos Financeiros e Econômicos, Pierre Moscovici, afirmou: “A perspectiva econômica da Europa é um pouco melhor hoje do que quando apresentamos nossas previsões anteriores”, referindo-se às expectativas divulgadas em novembro do ano passado.

Outro fator determinante para o crescimento é a recuperação nos investimentos, que devem crescer 2,0% em 2015 em relação ao ano anterior. Em 2016, a perspectiva é de 4,4%, ocasionadas pelos estímulos do BCE e pelo plano de investimento que totaliza o valor de 315 bilhões de euros (358 bilhões de dólares) da UE. Lembrando que em 2014, o investimento cresceu somente 0,9%.



“A queda nos preços do petróleo e o euro mais barato estão fornecendo um bem-vindo impulso para a economia da UE. Ao mesmo tempo, o plano de investimento para a Europa e as recentes decisões importantes do BCE vão ajudar a criar um cenário mais favorável a reformas e políticas fiscais inteligentes”, completou Pierre Moscovici.

Leia também:  Juros bancários em outubro foram os maiores em 20 anos

Resta esperar se as estimativas irão mesmo se tornar realidade. Uma vez que seria uma notícia favorável também aos brasileiros.

Por Ana Rosa Martins Rocha

Zona do Euro

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *