Especulação sobre o próximo Ministro da Fazenda gera alta da Bolsa

  

  

A Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), fechou o dia 12 de novembro em alta, após algumas suposições sobre um dos principais nomes que poderão fazer parte da equipe econômica do país nos próximos 4 anos do governo Dilma.

O Ibovespa, índice que mede o desempenho dos valores das ações negociadas na BOVESPA, teve uma alta de 0,96%. Essa elevação foi obtida após o nome de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central (BC), ter sido especulado em uma reportagem da agência de notícias Reuters, como futuro sucessor de Guido Mantega (atual presidente do Banco Central), para a presidência do Ministério da Fazenda.


Mesmo com rumores tão fortes envolvendo seu nome, Henrique Meirelles vem sinalizando que deverá recusar o convite, caso ele venha a ser feito. Na última terça-feira (11), aconteceu uma reunião com a diretoria do Banco Original, onde o ex-presidente do Banco Central, que hoje ocupa o cargo de Presidente do Conselho Executivo da Holding J&F, empresa que controla a JBS S.A., maior produtora de carne bovina mundial, também esteve presente.

Nessa reunião, Meirelles teria dito que rejeitaria o convite do Palácio do Planalto e que em uma escola de 0 a 10, as chances para ele se tornar o novo Ministro da Fazenda seria a nota 2. Essa mesma informação foi confirmada pela diretora executiva de mercados do Banco Original, Kátia Moroni, que participou no dia 12 de novembro do 1º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que acontece na cidade de São Paulo.

Henrique Meirelles foi quem atuou por mais tempo como Presidente do Banco Central do Brasil, de janeiro de 2003 até 31 de dezembro de 2010. Nesse período, as políticas econômicas adotadas pelo Banco Central contribuíram para uma valorização da moeda brasileira em relação ao dólar e ajudou a fazer com que a inflação ficasse controlada, dentro da média instituída pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias).

  

Por André F.C.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *