Dólar caiu e Ibovespa subiu após o resultado do 1º turno das Eleições





O Dólar fechou a última segunda-feira, dia 6 de outubro, com queda de 3%, enquanto a Ibovespa obteve alta de 7%, tudo isso em apenas 20 minutos de sessão. A justificativa para as mudanças é a ida de Aécio Neves para o segundo turno, o que proporcionou certa segurança aos mercados.

O Dólar fechou com a cota de R$ 2,38, após sucessivas altas nas sessões anteriores. A Ibovespa, principal índice brasileiro da bolsa, abriu o dia com alta de 0,38% (54.748 pontos), mas assim que passou 20 minutos já havia aumento para mais de 58 mil pontos, cerca de 7,64% (58.706 pontos). Os resultados foram um reflexo do primeiro turno e a disputa em segundo turno no próximo dia 26 de outubro entre a candidata do PT e atual presidente, Dilma Rousseff, e o candidato em ascensão do PSDB, Aécio Neves.




Das instituições que obtiveram alta no dia, destaca-se a Petrobras, que atingiu ao fim da sessão a marca de quase 17%, o que definitivamente surpreende após um longo período de desvalorização e baixa na bolsa de valores. As ações do Banco do Brasil (ações ON) subiram mais de 18%, já a Eletrobras (também ações ON) chegou em determinado momento a subir mais de 10%.

Está evidente que existe uma relação direta entre a candidatura da atual presidente com os resultados da bolsa de valores. Exemplo disso foi a reação negativa do mercado na última semana decorrente de uma alavancada de Dilma nas pesquisas, o que não reflete exatamente o momento dos candidatos, uma vez que os resultados nas urnas apresentou certa discrepância entre as pesquisas recentes.


Os resultados do primeiro turno revelaram Dilma com 41,6% dos votos válidos (cerca de 43,3 milhões) e Aécio com 33,6% (34,9 milhões). As pesquisas apontavam Aécio Neves com aproximadamente 30% dos votos válidos, os resultados ficaram acima da margem de erro esperada pelas pesquisas.

Por André César

D?lar

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *