Bolsas de valores europeias sentem o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia



O conflito entre grupos rebeldes pró-Rússia contra as forças ucranianas estão refletindo na economia europeia. Algumas das bolsas de valores da Europa tiveram uma queda devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Ocorrido do dia 28 de agosto (quinta-feira), esse fato se deve à análise das atitudes dos rebeldes pró-Rússia que reforçaram os ataques contra as forças ucranianas. 

Após Redburn Ltd. aconcelhar os investidores a retirar as ações da loja online Ocado Group PLC, essa pode ser considerada uma das maiores quedas das principais bolsas de valores da Europa no período de dois anos.



Após a discussão sobre a venda da unidade da Telefónica SA no Brasil à GVT, a Telecom Itália SpA teve um aumento de 1,3%.

O aumento no desemprego na Alemanha também motivou a queda das ações. O número de desemprego alemão em agosto subiu de 2 mil para 2,902 milhões, após uma redução de 12 mil em julho.



Na Itália as lojas de vendas a varejo também foram afetadas, a variação de vendas foi nula, tendo uma queda de 0,6% no final do mês anterior. Na Espanha o índice de preços ao consumidor também teve uma queda para 0,5% no mês de agosto, refletindo assim na baixa dos valores de combustíveis e lubrificantes.

Porém, já no dia 29 (sexta-feira), as bolsas de valores da Europa fecham em alta, mas sem muitas variações.
Como já era esperado pelos investidores a inflação na zona do euro teve uma queda, mas dizem acreditar que o BCE não tomará uma providência imediata para esta semana.

Acordos estão sendo feitos entre rebeldes pró-Rússia e Forças Ucranianas, talvez o cessar fogo assinado seja um começo para a reestabilização da economia e a volta das bolsas de valores que haviam fechado em baixa, isso pode criar uma expectativa para os investidores e incentivá-los a investir. 

Por Ingrid Oliveira

Bolsa de Valores

Foto: Divulgação

Leia também:  Banco Central - Expectativas e Investimentos para 2011

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *