Mercados emergentes perdem investimentos por mudanças do Fed



Alguns investidores têm retirado seu dinheiro de países emergentes devido ao temor do Fed – Banco Central norte-americano (Federal Reserve) de reduzir os incentivos para dinamizar a economia. A coisa não anda muito bem. Os países emergentes perderam 5% do mercado acionário.

O principal fator que desencadeou a ação do Fed foram os temores quanto aos mercados. Assim não só o Fed mas também o Banco Central do Japão modificaram suas políticas referentes à compra de ativos estatais, aumentando assim o dinheiro circulante.



Muitos países emergentes passaram a valorizar sua moeda após os investimentos estrangeiros, o que prejudicou as exportações. Para não haver muitos problemas, o Brasil reduziu a tarifa sobre operações em dólar de 1% para zero, nos mercados futuros.

Isso se deve, entre outras coisas, aos temores de que tanto o Fed quanto o Banco Central do Japão modificarão suas políticas de compra de ativos estatais para aumentar o dinheiro circulante.



Nos últimos 12 meses, o real teve desvalorização de 24% em relação ao dólar. Essa desvalorização aumentou os produtos importados e a inflação. Outros países com Indonésia e Índia tomaram medidas semelhantes. 

Por Robson Quirino de Moraes

Leia também:  FED divulga política monetária dos Estados Unidos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *