Fundos imobiliários sempre pareceram uma modalidade bastante segura de investimento. Nos últimos anos registraram altos rendimentos deixando os investidores confortáveis para colocar o seu dinheiro nesses grupos, no Brasil atualmente existem por volta de 100 fundos desse tipo disponíveis a investidores na BOVESPA.
O fato é que no início deste ano a confiança nessa modalidade de aplicação foi pela primeira vez em anos abalada, acumulando uma queda de 1,53% desde o início de 2013, somente em Abril a queda foi de 1,9%.
Especialistas atribuem as altas dos últimos anos a uma combinação de fatores e entre eles a redução da taxa básica de juros, melhoria na taxa de emprego do país, aumento de renda e flexibilização do mercado imobiliário. Alguns destes fatores estão estagnados e têm gerado desconfiança no mercado.
A taxa básica de juros parou de cair e existem rumores sobre um reajuste que seria utilizado para conter a inflação pelo Governo Federal. Além disso, a economia de uma maneira geral está dando claros sinais de falta de fôlego e algumas previsões bastante pessimistas já começam a aparecer. A saída dos investidores é procurar modalidades mais conservadoras com rendimentos atrelados ás Selic.
Nada indica que esses fundos deixem de fazer parte das carteiras de investimentos, no entanto, parece que o auge dos fundos imobiliários passou e seu comportamento vai se modificar daqui para frente.
Por Bruno Hardt
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?