Nesta terça-feira, dia 01 de janeiro de 2013, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos (Timothy Geithner) informou ao Congresso que o país ultrapassou o limite de US$ 16,39 trilhões de endividamento estipulado pelo poder legislativo.
Para tentar controlar a situação de falta de orçamento, o secretário informou que estão sendo tomadas diversas medidas para economizar cerca de US$ 200 bilhões, possibilitando assim a realização de pagamentos pelo Governo Federal.
Esta situação faz parte de uma questão mais abrangente como o abismo fiscal, que é resultado de uma proposta de aumento no limite de endividamento dos Estados Unidos ocorrida no ano de 2011.
No entanto, o Congresso não aceitou a proposta de Obama e solicitou em troca a redução de despesas do governo, como as praticadas em serviços sociais no país.
Em virtude dos impasses, no final das contas o Congresso permitiu a alta no endividamento nacional e deixou a decisão sobre as dívidas do governo para 2013, que se não houvesse um compromisso entre Democratas e Republicanos iria colocar em prática a redução de gastos e de benefícios para a população mais carente.
Fonte: EFE
Por Ana Camila Neves Morais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?