Basileia 3 – Novas Regras para Bancos devem ser implementadas até 2019


No final de 2012, o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária definiu novas regras para as instituições bancárias.


Estas novas regras, conhecidas como Basileia 3, alteram a composição do capital principal dos bancos, retirando os ativos que podem, em certos momentos, perder seu valor comercial.


Com isso, o Comitê pretende melhorar a qualidade dos recursos presentes nestas organizações. Além disso, o Comitê também determina a criação de reservas especiais de dinheiro, para eventuais prejuízos em períodos de crise.


A implantação do Basileia 3 deve acontecer entre 2013 e 2019 em todos os países do mundo. No Brasil, o Banco Central ainda não decidiu quando estas alterações terão início.


Este pacote de mudanças nos bancos está, no entanto, preocupando muito o governo brasileiro, já que pode ser utilizado pelas instituições financeiras privadas como um motivo para não aumentar a concessão de crédito.

A retração destes bancos pode acontecer sob a justificativa de que teriam menor quantidade de capital disponível para a realização de empréstimos. Por isso, o governo tende a atrasar a implementação destas medidas no país, assim como já aconteceu em outros locais, como nos Estados Unidos.

Por Ana Camila Neves Morais

Leia também:  O Que é Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.