No final de 2012, o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária definiu novas regras para as instituições bancárias.
Estas novas regras, conhecidas como Basileia 3, alteram a composição do capital principal dos bancos, retirando os ativos que podem, em certos momentos, perder seu valor comercial.
Com isso, o Comitê pretende melhorar a qualidade dos recursos presentes nestas organizações. Além disso, o Comitê também determina a criação de reservas especiais de dinheiro, para eventuais prejuízos em períodos de crise.
A implantação do Basileia 3 deve acontecer entre 2013 e 2019 em todos os países do mundo. No Brasil, o Banco Central ainda não decidiu quando estas alterações terão início.
Este pacote de mudanças nos bancos está, no entanto, preocupando muito o governo brasileiro, já que pode ser utilizado pelas instituições financeiras privadas como um motivo para não aumentar a concessão de crédito.
A retração destes bancos pode acontecer sob a justificativa de que teriam menor quantidade de capital disponível para a realização de empréstimos. Por isso, o governo tende a atrasar a implementação destas medidas no país, assim como já aconteceu em outros locais, como nos Estados Unidos.
Por Ana Camila Neves Morais
Com a temporada de declaração do IR a todo vapor, conheça os critérios e dicas essenciais para declarar seus investimentos… Leia Mais
Keltner Channels são uma ferramenta de análise técnica usada para identificar tendências e potenciais pontos de reversão no preço de… Leia Mais
Com o prazo do IR 2024 se aproximando, entender como declarar suas ações negociadas na Bolsa de Valores tornou-se essencial.… Leia Mais
O Índice Bovespa (IBOV), também conhecido como Ibovespa, é a principal referência do mercado de ações na bolsa de valores… Leia Mais
O Ibovespa é o índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e representa a variação de… Leia Mais
Bolsa de Valores teve uma valorização de quase 17% nos últimos 30 dias e a tendência é de mais alta… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies