No final de 2012, o Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária definiu novas regras para as instituições bancárias.
Estas novas regras, conhecidas como Basileia 3, alteram a composição do capital principal dos bancos, retirando os ativos que podem, em certos momentos, perder seu valor comercial.
Com isso, o Comitê pretende melhorar a qualidade dos recursos presentes nestas organizações. Além disso, o Comitê também determina a criação de reservas especiais de dinheiro, para eventuais prejuízos em períodos de crise.
A implantação do Basileia 3 deve acontecer entre 2013 e 2019 em todos os países do mundo. No Brasil, o Banco Central ainda não decidiu quando estas alterações terão início.
Este pacote de mudanças nos bancos está, no entanto, preocupando muito o governo brasileiro, já que pode ser utilizado pelas instituições financeiras privadas como um motivo para não aumentar a concessão de crédito.
A retração destes bancos pode acontecer sob a justificativa de que teriam menor quantidade de capital disponível para a realização de empréstimos. Por isso, o governo tende a atrasar a implementação destas medidas no país, assim como já aconteceu em outros locais, como nos Estados Unidos.
Por Ana Camila Neves Morais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?