CCEE realiza leilão de fontes renováveis de energia

  

  

Nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) realizou leilão A-5 para fontes renováveis de energia.

O leilão A-5 realizou a venda de energia para distribuidoras a partir do ano 2017 e nesta transação ocorreu o recuo do valor deste tipo de fonte energética para R$98 por megawatt/hora enquanto a energia para hidrelétricas ficou em 112 reis por megawatt/hora.


No leilão estavam presentes usinas termoelétricas a biomassa, de gás natural e eólicas. A diferença entre as energias oferecidas consistem no fato de que enquanto as fontes renováveis – como biomassa, gás e eólica – realiza a venda com base na disponibilidade do produto nos próximos 20 anos, as fontes para usinas hidrelétricas são vendidas com base na quantidade do produto para os próximos 30 anos.

O leilão teve como saldo a habilitação de projetos com 14.181 megawatts dos quais 11.879 foram de usinas eólicas, 988 foram de hidrelétricas, 368 de usinas a gás natural, 363 de pequenas centrais hidrelétricas e 583 de termelétricas a biomassa.

Fonte: Reuters

  

Por Ana Camila Neves Morais

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *