Banco Central altera regras de funcionamento dos consórcio

 Nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2012, o Banco Central divulgou alterações com relação ao funcionamento dos consórcios no país.

Com as mudanças os contratos para consórcios deverão ter, de forma obrigatória, informações sobre taxas de administração diferenciadas em um mesmo grupo.

Além disso, o Banco Central passará a exigir divulgação no site do consórcio e por meio de carta o encerramento dos grupos e o nome dos beneficiários de recursos não retirados.

Outra alteração interessante é a necessidade de incluir nos novos contratos de consórcio a autorização para efetuar depósitos de saldos remanescentes; além disso, a administradora do consórcio está dispensada de autorização anterior do beneficiário para realizar cessão de dívida para recursos não reclamados pelos consorciados.

Todas estas mudanças passam a valer a partir do momento de sua publicação com exceção do informe sobre taxas de administração que serão cobradas apenas a partir de maio de 2013.

Fonte: Valor Online

Por Ana Camila Neves Morais

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies