A divulgação do Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) apresentou que pequenos e médios empreendedores do setor de serviços estão um pouco menos otimistas se comparado ao último levantamento, em setembro do ano passado.
Nos três primeiros meses deste ano, o índice ficou em 73,3 pontos, numa avaliação que varia de zero a 100 pontos. Em setembro, a taxa tinha ficado em 73,7 pontos. O indicador é feito a cada trimestre.
Apesar da suave queda, os empreendedores continuam com perspectivas positivas nos quesitos lucro (que passou de 76,2 para 76,4 pontos) e na possibilidade dos empresários em investir (que passou de 70,5 para 70,9 pontos). Além disso, as previsões quanto às contratações ficaram estáveis (variando apenas 0,1 ponto). Já o faturamento sofreu redução de 78,4 para 76,8 pontos.
O setor mais otimista é o de serviços, registrando 73,5 pontos. A indústria e o comércio ficaram praticamente estáveis.
Quanto às regiões, a maior queda no IC-PMN foi registrada no Centro Oeste, sendo que o indicador passou de 77,3 para 72,6 pontos. Também foi apresentada queda nas regiões Sul e Nordeste.
O IC-PMN avalia mais de 1.200 empresas de todo o país, sendo que são abrangidos empresários dos setores de serviços, comércio e indústria.
Fonte: Insper
Por Matheus Camargo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?