Setor Industrial – Empresários estão otimistas e pretendem fazer mais investimentos em 2012



Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV) mostrou que os empresários da indústria estão otimistas com este ano e deverão investir mais. No levantamento, foram pesquisadas 779 empresas, que foram responsáveis por vender R$ 492 bilhões em 2010.

Baseando-se nos dados de planejamento ou em decisões de investimentos, o índice médio de aumento da capacidade instalada é de 21,7% para o triênio 2012-2014. A taxa, no entanto, ficou abaixo do triênio anterior, quando a previsão era de 21,7%. Mesmo assim, os analistas avaliam que a projeção é positiva e equivale a uma alta anual média de 6,8%.



De todos os setores da indústria, o que tem previsão de maior expansão é o de bens não duráveis, alcançando 24,5%. Em seguida está o segmento de bens duráveis, com 23%. A maior alta, no entanto, foi registrada entre os materiais de construção, com aumento da capacidade prevista de 19,7% para 22,3%.

Entre os fatores que influenciam positivamente o resultado está o nível da demanda interna, considerado por 70% dos empresários. Já o nível de demanda externa foi considerado positivo para 27% das empresas.



O ambiente macroeconômico foi positivo para 53%, enquanto a taxa de câmbio é influência positiva para 28% das empresas. O único segmento avaliado com negativo pela maioria foi o fato situação econômica, que teve alta de 22% para 33%.

Por Matheus Camargo

Fonte: Portal IBRE – FGV

Leia também:  PGBL e VGBL - O Que é, Qual é o Melhor Plano de Previdência Privada?

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *