Micro e Pequenas Empresas – Pontualidade de pagamento das dívidas em fevereiro de 2012





Uma pesquisa da Serasa Experian revela que as micros e pequenas empresas continuam sendo pontuais no pagamento.

No indicativo da entidade, a pontualidade chegou a 95,2% em fevereiro deste ano, o que significa que, a cada mil pagamentos feitos, 952 tiveram quitação à vista ou com atraso de sete dias, no máximo. Com relação a fevereiro do ano passado, houve alta de 0,4 ponto percentual no indicador. Esta já é a terceira alta consecutiva na pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas.




O nível positivo demonstra que a situação das empresas enquadradas neste segmento está melhorando depois da queda apresentada em comparação anual entre março e novembro de 2011. Além disso, o levantamento apontou que vários fatores estão contribuindo para o resultado obtido nos últimos três meses, como a redução da taxa Selic, a reativação do crescimento da economia brasileira e a tendência de normalização da inadimplência dos consumidores.

O setor de micro e pequenas empresas que teve a maior pontualidade de pagamento foi o comercial, com 95,6%. Já os segmentos de serviços chegaram a 94,8%, enquanto o industrial ficou em 94,3%.


O estudo ainda demonstrou que o valor médio dos pagamentos pontuais sofreu alta de 20,2% se comparado a fevereiro do ano passado, passando de R$ 1.416,00 a R$ 1.703,00.

Por Matheus Camargo

Fonte: Serasa Experian



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *