Mercado de franquias apresentou crescimento em 2011

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising, ABF, o mercado de franquias cresceu 16,9% em 2011. O número representa uma alta acima do crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil, que foi de apenas 2,7%.

Segundo o estudo, no ano passado o número de novas franquias foi de seis mil, o que representou a criação de 60 mil postos de trabalho. 

A ABF divulgou que a participação do setor no PIB foi de 2,3%. Em 2012 os especialistas preveem que esse crescimento continue acentuado e atinja o patamar de 15%, sendo que o segmento de alimentação foi o que mais se destacou e atingiu um faturamento de 14,5%.  Ao todo foram consultados mais de duas mil marcas que atuam no setor de franquias no Brasil.

Para a entidade, esse crescimento segue a tendência da economia nacional.  A abertura de novos shoppings irá contribuir para esse crescimento, mas os custos elevados desses espaços fazem com que os empreendedores se sintam intimidados em investir em novos pontos de venda. De acordo com o estudo, esse gasto cresceu entre 2% a 4% em 2011. 

Dentro do setor de Franchising, cresceu o número de microfranquias que exigem um investimento inicial menor, em 2010 elas somavam 213 unidades, sendo que 2011 fechou o ano com 336 lojas. 

Por Joyce Silva

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies