Governo quer Aumentar a Competitividade da Indústria

Em reunião com representantes do setor têxtil (ABIT), de móveis (Abimovel), de componentes para veículos (Sindipeças) e aeroespaciais (AIAB), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que novas medidas deverão ser tomadas no sentido de melhorar a competitividade da indústria. Dentre as ações está a desoneração da folha de pagamento de vários segmentos da indústria, diminuindo o custo do funcionário para a fábrica.

A princípio, o ministro informou que pretende diminuir a alíquota de contribuição sobre o faturamento bruto das empresas para menos de 1,5%, como uma maneira de troca da desoneração da folha de pagamento. Apesar de ter citado uma porcentagem, Mantega também disse que não há nenhum valor especificado.

Já no ano passado, os setores de Tecnologia da Informação, calçados, vestuário e acessórios tiveram a contribuição patrimonial reduzida para zero. Como retorno, os empresários passaram a pagar 1,5% sobre o faturamento bruto, dependendo do setor.

Segundo Mantega, o objetivo é permitir que a indústria brasileira possa competir com a de outros países, que também estão reduzindo o custo do trabalho. De qualquer forma, o ministro afirmou que a medida não trará nenhum prejuízo aos trabalhadores.

Fonte: Ministério da Fazenda

Por Matheus Camargo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies