Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) – Segunda Prévia de Março de 2012



O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, apresentou aumento de 0,06% em sua segunda prévia do mês de março. Com isso, o índice atingiu o patamar de 0,47%, o primeiro resultado foi de 0,41%.

O principal grupo influenciador do resultado foi o da habitação, nesse setor o IPC-S fechou o mês em 0,89%. Entre as despesas com maiores altas neste grupo estão: o pagamento das empregadas domésticas (que fechou a semana com alta de 4,10%), a mão de obra contratada para reparos de imóveis (com alta de 0,33%) e o aluguel residencial (com alta de 0,74%).



Além da habitação, outros grupos também apresentaram alta, como a alimentação (cujo principal aumento foi percebido nas frutas), o vestuário e os produtos para cuidados pessoais e de saúde.

Porém, alguns grupos apresentaram queda, foi o caso do de comunicação, que fechou a semana com baixa de 0,19%. Outros grupos que tiveram queda foram: transportes, educação, leitura e recreação.



De acordo com os especialistas da instituição, os grupos formados pelos salários de empregada doméstica, aluguel, condomínio e a fruta mamão papaia foram os que mais pressionaram o resultado do IPC-S.

Por Joyce Silva

Leia também:  Índices de Inflação - Previsões de Alta para 2010 e 2011 - Boletim Focus

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *