A balança comercial brasileira registrou saldo positivo nos primeiros dias úteis do mês de março. Ao todo, as exportações brasileiras contabilizaram um valor superior a US$ 6 bilhões, o que representa um aumento médio de 1,4% quando comparado ao mesmo período de 2011.
Três grupos de produtos apresentaram bons resultados nas vendas, sendo que o grupo referente aos produtos básicos foi o mais importante, ele sozinho obteve um aumento de 5,7%. O algodão foi o produto que mais se destacou nesse segmento, acompanhado do petróleo, fumo, carne de frango, carne de porco, além do minério de ferro.
Mesmo com esses números, quando comparado ao mês de fevereiro, houve uma ligeira queda de 1,9%, devido ao baixo resultado dos produtos semimanufaturados e manufaturados. De acordo com a pesquisa, a baixa foi de 12,8% para os produtos semimanufaturados e de 12,5% para os produtos manufaturados.
Entre os produtos que tiveram um aumento no valor médio das compras estão: adubos e fertilizantes, instrumentos farmacêuticos e de ótica, produtos químicos (orgânicos e inorgânicos), borracha e equipamentos mecânicos.
Por Joyce Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?