Crescimento do PIB no Brasil em 2011



O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro foi divulgado e, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia do Brasil obteve um crescimento de apenas 2,7% em 2011, dado que surpreende se comparado com o crescimento de 7,5% de 2010.

Entretanto, para o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o número não causa espanto, visto que a estimativa apontada era de 3%, em virtude do esforço para conter a inflação e da estagnação da economia no período de julho a setembro.



Já a presidente Dilma Rousseff, acredita que a aceleração econômica foi realmente baixa e responsabiliza a crise europeia pela desaceleração. O principal motivo citado pela presidente são as medidas adotadas pelos países desenvolvidos, que não cooperam com o crescimento dos países emergentes.

Assim, é possível entender que os países estão buscando soluções individuais, enquanto deveriam se unir para obter resultados satisfatórios a todas as economias envolvidas. Com isso, o Brasil se mantém na defensiva e, caso seja necessário, também deve adotar medidas próprias que estimulem mais a economia e valorizem a moeda brasileira.



Por Anne A. Matioli Dias

Leia também:  Hyundai investe US$ 150 Milhões em Fábrica no Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *